quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Fé e Angústia

É o fim, ou pelo menos próximo ao fim. Fim do que? Da fé. Não o fim da minha vida, pois para por fim a ela é necessário uma grande quantidade de fé, a maior eu diria, pois a fé em algo que não tem volta é superior.

A metafísica não morreu. A BRINCADEIRA entre o John e Eu sobre as teorias dos relacionamentos ( tenho quase certea que ninguém entendeu a sacada do GeralXQuântica, principalmente a relação entre a relatividade e a incerteza e os posts) demonstrou ter uma utilidade afinal, mostrou que as pessoas preferem ter fé a ter angústia.

A fé na auto-determinação, motivo de livros completamente toscos (tá, os cientistas são engraçadinhos) como "O Segredo" e "Quem somos nós" serem verdadeiros bestsellers, apareceu nos comentários.

Só por curiosidade a definição de loser é alguém que não atrai as cocotas e a de life ruler é o contrário. Agora por favor me respondam como algo que tem como característica essencial a alteridade pode ser definido como algo indiossincrático? Sério mesmo, eu devo ser muito burro por achar que uma pessoa gostar de maçã ou não depende da pessoa e não da maçã. Depois eu digo que sou retardado e ninguém acredita...

Sem ironia, já que as pessoas acham que tudo o que falo é ironia, só eu que tenho um intelecto inferior consigo reparar na gritante contadrição que é algo que depende essencialmente dos outros seja colocado como um problema de força de vontade do indivíduo.

Mas ao contrário do que vocês estão pensando, eu acho MUITO bom que isso tenha acontecido. É de pessoas com fé que nós precisamos. E não de pessoas como eu.

Imagine um ser humano. Agora imagine que cortamos todos os estímul0s que ele pode receber. Ele não pode ver, sentir, apreciar, ouvir, sonhar. Tudo o que ele faz é viver. Essa situação é a de ausência de angústia e de fé.

Agora imagine uma pessoa que acha que a vida é maravilhosa, que tudo o que queremos nós conseguimos, inclusive superar barreiras insuperáveis (como a de ser tornar um life ruler de uma hora para outra bastando força de vontade), que o câncer só não é curado porque o império americano quer lucrar coma venda de remédios e equipamentos. Essa é a situação de fé máxima.

Finalmente imagine uma pessoa que não acredita mais em nada, porque ele sabe tudo o que tem que saber e percebe que sua vida não faz mais nenhum sentido, porque todo o conhecimento que adiquiriu só serviu pra saber que não ele não é livre e suas escolhas podem ser facilmente previstas. Essa é a situação de angústia máxima.

Tá loser, mas porque você está escrevendo esse monte de coisa que eu não vou ler.

Bem, pra dizer que as pessoas preferem acreditar que algumas coisa ainda dão certo e que o andróide (depois de conseguir todo o conhecimento do mundo) percebe que em uma situação de angústia máxima ele não faz nada. Ele precisa ter fé para continuar. Não precisamos de pessoas que não façam nada pois sabem que nada vai mudar e sim de pessoas que sabem o suficiente para continuar vivendo sua vida.

Digamos que eu viesse do futuro e te entregasse um papelzinho te dizendo tudo o que você ia fazer na vida, mas que você não pudesse abrí-lo até quando estivesse perto da morte. Caso você não abrisse, obviamente você ia fazer exatamente o que estava escrito. Se você abrisse, bem, sinto muito, mas você ia fazer exatamente o que estava escrito. Inclusive a primeira coisa escrita seria que você abriria o papel.

Se sua única escolha fosse escolher uma única coisa, você realmente teria alguma escolha? Valeria a pena viver sabendo que nada do que você faça vai alterar seu futuro? Bem isso é uma questão para a fé de cada um.

Minha fé atualmente é diminuta, nem eu acredito nas coisas que eu digo. Eu sou quase 100% angústia. A angústia incomoda. Logo, eu incomodo.

E eu achava que era sexy*, mas agora já estou acostumado. Sou a prova viva de que burrice não tem limite.

Assim como 90% dos médicos-nerds-fracassados-bvs-virgens-apaixonados-por-gurias-que-não-querem-nada-com-ele como o George.

Loser

Queria ser o médico-vencedor-marotão-que-a-mãe-acha-bonito-e-que-pega-geral (incluindo aqui a garota que o George-Eu-Babacão gosta), trai a mulher e a Grey (um doce pra quem acertar o seriado de que estou falando) e elas ainda se jogam nos pés dele.

Life Ruler

Não quero (e não aguento) mais.

Mas pra quem tá em dúvida no que que eu tenho fé, a única fé que tenho é que não sou imortal e que um dia isso acaba.

Frase do dia:
"O Direito Romano está vivo, pois se não estivesse vivo estaria morto, e se estivesse morto não estaria vivo."
Ronaldo Poletti

*IRONIA, antes que alguém pergunte.

13 comentários:

Unknown disse...

Para de se martirizar Gustavo!
Cara eu queria ajudar, queria falar algo que ajudasse você de alguma forma, mas quanto mais você escreve mais eu me sinto impotente em falar algo construtivo pra você, realmente...não sei mais o que falar.

Rábula disse...

"Agora por favor me respondam como algo que tem como característica essencial a alteridade pode ser definido como algo indiossincrático?"

A alteridade jamais se baseará numa visão apenas objetiva. Tudo - eu disse TUDO - que envolva pessoas é indiossincrático.


"Agora imagine uma pessoa que acha que a vida é maravilhosa, que tudo o que queremos nós conseguimos, inclusive superar barreiras insuperáveis (como a de ser tornar um life ruler de uma hora para outra bastando força de vontade), que o câncer só não é curado porque o império americano quer lucrar coma venda de remédios e equipamentos. Essa é a situação de fé máxima."

Você se responde: "2. Não existem Losers e Life Rulers absolutos, de modo que esses são modelos teóricos que se misturam em diferentes proporções, de modo que uma pessoa é parte loser, parte life ruler."

Não há fé em tudo, tampouco descrença.


E esse papo do papel não rola Champz. Você faz suas escolhas e pronto. Se você não as faz, alguém faz por você. Mas, na minha ilustre concepção, não há nada traçado, planejado para qualquer pessoa. Alguém é responsável. Alguém tomou a decisão... Alguém tomou a decisão de tomar a decisão. Nosso mundo é dinâmico/efeito borboleta.


PS: não consigo te ler sem usar a ironia. Como f a s ?

Comentador Fiel disse...

"Tudo - eu disse TUDO - que envolva pessoas é indiossincrático."

Mais uma questão de fé. Sabe o cara que não tem audição, visão, etc. Ele discorda, quer dizer, discodaria se isso fosse um processo indiossicrático.

Porque? Porque não teve contato com a sociedade. Então eu digo o contrário. Tudo- eu disse TUDO- que envolva as pessoas se baseia na alteridade.

Sobre a segunda parte, é um modelo teórico, óbvio que não existe uma pessoa que é fé maxima, nem com angústia máxima, e nem sem fé e sem angústia. Achei que o fato de serem modelos estava saltando aos olhos, principalmente com o cara sem sentidos. Inclusive o fato da ausência desses modelos na realidade é retomado uma 4 ou 5 vezes no texto.

O que me garante que o tempo está sendo construído? Mais uma questão de fé. Até porque se um cara vem do futuro ele sabe o que você vai fazer, resta saber se o cara do futuro existe agora ou não.

sobre a ironia, é só não me encarar como um mentiroso que só quer te enganar.

Dayane Costa disse...

Eu não acho que tu esteja se martirizando, pra mim tá só constatando (sei lá, eu sou assim). ´

Outra, ninguém tem controle sobre sua própria vida, mas tem gente que realmente só se fode/lei da compensação não existe/etc. É um saco, uma hora cansa.

Na hora que tu desiste de acreditar nas coisas, fica mais fácil, acho, apesar que tudo fica muito mais chato. Fazer o quê?

"médicos-nerds-fracassados-bvs-virgens-apaixonados-por-gurias-que-não-querem-nada-com-ele" --> Eu ri. Podia ter uma assim: "estudantes-de-ensino-médio-fracassadas-bvs-virgens-apaixonadas-por-guris-que-não-querem-nada-com-ela-e-amam-otárias".

Eu nem sei mais o que comentar e um otário comentou no meu blog (sim, o post era pra ele, mas pra variar, ele só falou bosta) e como perdi a paciência, resolvi xingá-lo, mas temo que vou me arrepender e apagar tudo ALÉM DE PEDIR DESCULPAS. Por isso preciso de tempo para pensar (mentira).

Hey ho, let's go!

John, O Lobo disse...

Pessoas não são maçãs. Sua analogia é ridiculamente furada.

A questão não é, "Ah, sou feliz comigo mesmo agora as coisas vão dar certo". Vc vai continuar levando tocos, óbvio. Todo mundo leva alguns. Até as garotas. Só que o loser leva todos e sabe pq? Pq ele fica de mimimi/ah ninguém me ama, e putaquepariu, numa relaçao entre homem e mulher alguém tem que ser forte!!
Pelo amor de Deus, o que vc acha que atrai cocotas? Cabelo no peito?

Quanto a fé e angústia, o suicida pra mim representa a angústia. Se não há nenhum sentido na vida, a conclusão óbvia e acabar com ela. Acreditar que tem algo depois ou que o sofrimento acaba com ela não é uma relação necessária. É questão de abreviar etapas inúteis. Pelo menos na visão de alguém que se esvaziou de fé.

Entenda-se fé por acreditar em algo, que não pode ser provado absolutamente. Sua idéia de que não há caos não é fé, então?

Eu tenho fé. Na serenidade, na sinceridade, em um universo matemático e racional, mas que não deixa de ser caótico.

Diaz disse...

Champz! Pow...

eu prefiro sentir fé que angústia, mas assim como você sinto mais angústia. Hahaha! Não digo que é pior. Acho que os dois tipos de pessoas são necessárias. Se eu não convivesse com pessoas que tem fé eu acho que já tinha me matado, ou pirado...sei lá. Tem horas que a falta do que crêr acaba com o psicológico. Mas agora se todo mundo sempre achasse o mundo perfeito, acreditasse o mundo provavelmente seria um lugar estático. Sem mudanças no campo social, tecnológico. Se isso seria bom eu não sei...
Só sei que eu não ia gostar de viver num mundo de poneys cor de rosa, festas rave e sexo explicíto em tempo integral...

Quanto a parte dos liferules, e dos losers isso muda, champz. Daqui a 5 anos o liferuler vai virar um loser. Provavelmente vai ficar com um imenso barrigão de chop de tanto liferulizar por ai, não vai ter arranjado ninguém que valha a pena confiar pra passar a vida e vai ser um profissional de merda. Grande chance. Isso em geral, por que como você disse no post anterior existem os hibridos de liferules e losers. Esses na minha opinião são os que se dão bem. Como já te disse acho que deveria parar com uma das faculdades e ter tempo pra você. Pra correr atrás do que você realmente gosta e ter tempo pra se dedicar a quem quiser. Mas enfim..é só minha opinião.

gostei do que o Diego disse aí em cima. Você faz suas escolhas. Não há nada traçado. Só você pode mudar sua vida. Só voc~e pode vive-la. E se não tomar conta do que é seu alguém toma, sempre é assim. Então aproveita que por enquanto são seus pais que estão tomando conta dela pra você. Depois piora. Vai por mim.

abraço champz!

V. disse...

não vou comentar grande, não quero falar mais sobre losers, nerds, cocotas e o caralho a quatro.
a foto que eu tirei ficou muito boa.
passar bem.

Comentador Fiel disse...

Mas é claro que pessoas não são maças, mas a idéia é a mesma. As outras pessoas gostarem de você não depende de você. Isso sim é ridiculamente furado.

Rábula disse...

"As outras pessoas gostarem de você não depende de você."

não creio que você disse isso Champz. Sério que você acredita nisso? de verdade? Então se alguém gosta de mim eu não influenciei essa decisão? Mesmo se eu vi a pessoa e pensei "vou ser o mais legal possivel, e vou fazer essa pessoa gostar de mim"?

E rola muito isso!!! Já ouviu falar A MÁSCARA CAIU? Pois é... uma pessoa conquistou outra por mera vontade e esforço unilateral, mas depois a pessoa conquistada percebeu que a outra não era o que parecia.


Eu era uma pessoa completamente diferente no ensino médio. Se eu fosse daquele jeito, muito provavelmente você, o John e o Diaz não falariam comigo e me odiariam. Eu mudei durante esses semestres de cursinho. Não para ser amigo de vocês. Mas mudei para um perfil que julgo melhor e mais adequado para o meio social em que pretendo conviver (que, por sinal, é este no qual me insiro). Conseqüência disso é nossa amizade. Isso não foi apenas uma análise que vocês fizeram. Foi esforço meu para ser agradável com vocês e de vocês para comigo. Relações são construídas assim. Se você não se esforçar para que alguém goste de você suas relações nao serão duradouras. Pode ser que alguém não ligue para relações de amizade e toque o foda-se. Tipo "ah, eu sou assim. Goste se quiser". Mas quando partimos para o campo amoroso isso não funciona. Se eu não fizesse MUITO esforço, TODOS OS DIAS, para ser melhor PARA A MINHA NAMORADA (veja bem, não é para mim) não tenha dúvida que não estaríamos juntos. O mesmo vale para ela. Pode ser que esse esforço nem seja a melhor opção para mim, mas seja a melhor para o relacionamento.



"sobre a ironia, é só não me encarar como um mentiroso que só quer te enganar."

nunca o fiz!!! Mas continuo sempre achando irônico tudo o que você escreve. Quando conversamos não! Deve ser por isso que gosto de ler você. hahahahaha

E tenha certeza que tudo o que te digo é o que faço na minha vida. Não te dou conselhos da boca pra fora, como se fosse um colega. Você é meu amigo!!!

Daniel Seixas disse...

Viver sem fé realmente é sux.
Mas a pergunta verdadeira é: O que fazer quando já não se tem fé?
E a resposta é: q/

Não tenho ideia do que fazer em relação a isso. Eu tenho dias que são pura esperança e outros totalmente o oposto (transtorno bipolar detected).

Acho que o melhor a fazer é procurar pequenas coisas que te fazem feliz. Sair uns dias, tocar um instrumento musical ou sei lá o que, e daí, retirar a vontade de seguir com a vida.

Sobre a polemica da TGR: eu tô querendo escrever a unificação dos campos, que tanto Einstein queria. Assim que eu tiver um tempo e inspiração ivina. XD

Ass: Daniel O Senhor da Oceania

Comentador Fiel disse...

e se pro mais que você se esforce a pessoa ainda não goste de você?

entende a problemática? Sempre depende da outra pessoa em última análise.

John, O Lobo disse...

Niet.
Significa que vc está incorrendo em algum erro.

às vezes a garota quer um cara que a faça sorrir e vc está se matando de estudar pra ganhar um monte de SS's.
A lei geral sai facilmente por esse exemplo.

Se o Dark prince criar uma teoria das super-cordas sobre os relacionamentos não haverá mais mistérios no universo O_O
Será o fim da física como a conhecemos!

Mandy disse...

o seu loser é gay e pega um tremendo gato, que eu gostaria de tá pegando, na vida real