sábado, 11 de outubro de 2008

Sobre o prêmio de consolação

Porque se conformar com o prêmio de consolação? Afinal, o segundo lugar não é o primeiro dos perdedores?

Não me entendam mal, não estou incentivando a competição ridícula que habita ambientes como os cursinhos pré-vestibulares e que gera sentimentos bonitos como o ódio contra as pessoas que vão melhor no simulado.

Ao que estou me opondo é a bobagem otimista de que os losers tem que se contentar em não conseguirem o que querem para mais tarde conseguirem algo que não querem.

Exemplifico: Porque eu tenho que me contentar em ter uma mulher linda que se apaixonou pela minha conta bancária e que me trai com o jardineiro se o que eu queria era uma cocota que eu gosto mas que não quer nada comigo.

Porque devemos nos contentar em sermos engenheiros, médicos e advogados quando na verdade o que queríamos era sermos pilotos de MotoGP, atores, cantores e jogadores de futebol.

De fato não deveríamos nos contentar. Afinal, tirando o 007, só se vive uma vez. E a grande maioria das pessoas disperdiça sua única chance de ser feliz fazendo o que gosta.

Se você perdeu a chance de ir jogar em um time grande, sinto muito, mas a oportunidade de ser feliz foi jogada fora.

Então, porque continuamos vivendo vidas que não queremos. A resposta? Nos conformamos com prêmios de consolação e garantimos a continuidade dessa filosofia barata de dominação dos losers pelos liferulers.

Acreditamos que levar um fora é melhor do que ficar na dúvida se ela ia querer ou não.

Acreditamos que a solidão é melhor que a morte.

Acreditamos que ser inteligente é melhor do que ser bonito.

Acreditamos na ilusão ao invés de acreditar na realidade.

Acreditamos que o amor que damos às cocotas compensam nossa falta de beleza.

Acreditamos que nossa vida de fracasso e rejeição do ensino médio e fundamental melhoram quando passamos na faculdade.

Acreditamos quando nossas mães nos dizem que as mulheres querem caras românticos ao invés de cafajestes.

Acreditamos em tudo isso porque a sociedade precisa que nós larguemos nossos sonhos.

Mas, e o que acontece quando percebemos que fomos enganados? Ai nós tentamos voltar atrás e observamos que já é tarde demais para mudar e que nossa vida, que é única, já foi comprometida por uma série de erros.

Percebemos que estudar anos e anos para o vestibular só serviu para sacrificarmos os melhores anos de nossas vidas.

Percebemos que vamos passar o resto de nossa vida trabalhando em empregos que não gostamos para comprar coisas que não precisamos.

Percebemos que nunca vamos conseguir as garotas que amamos.

Percebemos que nunca vamos realiza nossos sonhos.

Percebemos que vendemos nossos sonhos. E vendemos barato.

Porque desistimos dos nossos sonhos? Pense nisso. Agora reflita comigo, valeu o sacrifício?

Frase do dia:

"De que me adianta
viver na cidade
se a felicidade
não me acompanhar"

Todas as duplas caipiras.

16 comentários:

Dayane Costa disse...

Bom, eu vi que todos os meus sonhos são como portas fechadas e trancadas EXCLUSIVAMENTE PRA MIM. Eu posso ir na porta, chutar, cuspir, gritar, tentar arrombar e nunca vou conseguir. Daí vem outra pessoa que brotou do nada e na maior facilidade, gira a maçaneta e consegue entrar na porta que supostamente devia ser aberta pra mim. Esse foi o principal motivo de desistência dos meus sonhos.

Quando eu percebi que os outros tentam e dá certo mas que a situação é diferente comigo, eu desisti de tentar e virei essa apática que sou hoje. Sim, eu desperdiço oportunidades agora porque tenho medo, medo de quebrar a cara (o que provavelmente aconteceria).


Eu joguei fora a única chance que tive de beijar um garoto que eu gostava, isso na 5ª série. Eu era apaixonada por ele e descobri que ele era por mim. Ao invés de fazer algo, eu disse que "éramos só amigos". Parabéns.

Eu me conformo com os prêmios de consolação, mas não os aceito plenamente, tanto que vivo reclamando deles e ninguém entende. É incrível como sempre sou eu a rejeitada, a que fica sozinha, a que fica de vela. Nunca acreditei que ser inteligente é melhor que ser bonita, esse é um dos grandes motivos pra ser infeliz. Também já aceitei que minha vida não vai melhorar na faculdade, haha, uma vez loser, sempre loser.

Estou, digamos, de saco BEM CHEIO de prêmios de consolação. Ao menos UMA VEZ na vida, eu queria poder ganhar algo de verdade mas, creio que será impossível.

PS: Eu sempre quis um cara romântico e até encontrei alguns, mas eles não me quiseram, hahaha.
PS²: Não se sinta só, tem gente tão desgraçada quando tu ou ainda pior (vide eu).

Dayane Costa disse...

Hahaha, escrevi quase uma tese.

Polly Ana disse...

Sempre nos contentamos com muito pouco. Já me esforcei pra esquecer que os prêmios de consolação já fazem parte da minha vida... Mas ainda acredito que tudo depende da perspectiva, sério mesmo, já achei ter recebido alguns prêmiso de consolação que, ao olhar melhor, eram as coisas que eu queria e só descobri depois... Esse conceito é transitório.

Rábula disse...

Exemplifico: Porque eu tenho que me contentar em ter uma mulher linda que se apaixonou pela minha conta bancária e que me trai com o jardineiro se o que eu queria era uma cocota que eu gosto mas que não quer nada comigo.


Quando a cocota que você gosta souber da sua conta bancária surgirá o amor à primeira vista. Aí você vai dizer: - Mas como assim à primeira vista se nos conhecemos na escola?. E eu respondo: - Porque ela nem sabia que você existia.



Se você perdeu a chance de ir jogar em um time grande, sinto muito, mas a oportunidade de ser feliz foi jogada fora.


Discordo! Eu já tive vários sonhos que não realizei. Me frustrei! Mas logo arrumei outros sonhos. Não depositei minha felicidade numa única coisa. Eu queria muito ser jogador de futebol, mas meu pai não me deixou fazer o teste no vasco. Eu fiquei muito puto, mas hoje tenho outros sonhos (unb, ministério público). E se esses não derem certo, com certeza arrumarei outros.

Comentador Fiel disse...

bem eu fiz teste, fui chamado, e minha família não deixou eu viajar pro Rio. Eu realmente perdi a chance de ir jogar em um time grande e não perdi a chance de ter uma chance de ir jogar em um time de futebol.

O problema é quando a cocota sabe que você existe e você não está nos planos dela..

Daniel Seixas disse...

Acho muito sábio oq ue o Rábula falou. Se falhamos em um sonho, o negócio é achar outro sonho e ir atrás dele.
Se tu não estás nos planos da vida da cocota que tanto amas, encontre outros objetivos. Nada pior que sofrer por alvos não alcançados. E eu sei disso!
Sobre trabalhar pra comprar coisas que não precisamos, não sei se é algo escapável. Estamos no labirinto capitalista. Pra fugir, só virando hippie mesmo. O que não encontro muito atrativo.

Dayane Costa disse...

"Se tu não estás nos planos da vida da cocota que tanto amas, encontre outros objetivos."

Acontece que é uma droga procurar outros objetivos. Meio que uma coisa passa pela tua cabeça: "Por que eu não posso ter o que quero" e por aí vai.

Comentador Fiel disse...

Exato, o prêmio de consolação cansa. Não quero ser segundo pra sempre.

E depois de tantas desitências hoje a mudança de objetivos me cheira a conformismo.

Rábula disse...

mas os planos da cocota são mutáveis xuxu.

Rábula disse...

O fígado armazena glicose?

Comentador Fiel disse...

sim, sob a forma de glicogênio.

Rábula disse...

não sabia que era no fígado!!
valeu

John, O Lobo disse...

É meu amigo só resto uma certeza, é preciso acabar com essa tristeza, é preciso inventar de novo o amor.

Cara, a vida é assim. Com certeza vc foi o primeiro lugar em algo que outra pessoa queria. Outra pessoa foi primeiro lugar em algo que você quer.

E se sua mulher te trái com o jardineiro, respira fundo e pensa: "Meu dinheiro vai continuar comgo, a beleza dela acaba. Vadia!". Aí trái ela com a empregado latina HAuhau

Dayane Costa disse...

Seu comentário alegrou (mais) meu dia. Obrigada :)

Rábula disse...

E se sua mulher te trái com o jardineiro, respira fundo e pensa: "Meu dinheiro vai continuar comgo, a beleza dela acaba. Vadia!". Aí trái ela com a empregada latina HAuhau










haiuahiuahiauhaiuahiuahiauhaiuha

Inteligencia insana disse...

Ja me perguntei varias vezes o porque da medicina.
Nunca tive uma conclusão efetiva. O que posso dizer é que um dia eu espero ser reconhecido. Isso seria um premio.
Nunca fui incentivado em nada que já fiz -na musica, nos esportes, nem no meu emprego. So escutava: você não fez mais que sua obrigação.
Nem tive muitos amigos de verdade. Fui popular na escola, mas isso não é nada, eu era falso e eles também.
Conquistar uma mina, nunca o fiz. Sempre rolou um interesse. Tive duas namoradas, mas nenhuma era xonadona. Quando terminei fiquei boladão de amor.

2 premios eu quero:
1ºSer o melhor medico.
2ºConquistar de verdade uma mulher.