domingo, 6 de abril de 2008

Quem é você?

Bem, hoje teve uma festinha pra mim, e quase niguém que eu chamei foi...

mas não é sobre isso que eu quero falar, com certeza eles tinham motivos mais importantes para não irem...

O motivo do post é simples: Nunca um "parabéns!" me soou tão irônico. Mais me Parecia um "Parabéns...por não alcançar seus objetivos, otário! Da próxima vez vai ter...tá avisado!".

Mas... e o que isso tem a ver com o título? Nada é a resposta, o título é motivado pelo fato de eu ter me olhado no espelho hoje e ter dito: Quem é você? Porque você se apaixona por populares, porque você é nerd e porque você é triste?

A primeira é fácil de responder, mas difícil de acreditar. Os opostos se atraem... hipertenso isso, já que apesar de tudo, boa parte das minhas ex eram populares. Típico de histórias romanticas da Disney...Só me apaixonei por nerds duas ou três vezes e com exceção de uma as outras duas eram otakus. Devido a um preconceito que eu tinha na época eu não tentei nada com a primeira e com a segunda, pasmem, além dela ser muiiito gata, deu certo.

E porque eu mudei de comportamento? Por causa da segunda pergunta, até a sexta série eu era um dos bagunceiros que sentavam no fundão e zuavam quem tava na frente, incluindo aí os alunos, o professor, o estandarte da bandeira do Brasil, o Quadro Negro e porque não as outras turmas (chegou ao ponto de ter briga entre duas turmas...tomei retirada por causa disso...). Mas aí eu conheci uma guria chamada Ana Cláudia, pedi ela em namoro e tomei um toco. Motivo: eu era marrento demaids pra ela. AIDS PELOTA TREVAS SANGUE!!! Como assim?!??!? Solução para resolver o problema: virei um semi-nerd. Semi-nerd porque apesar de eu ter deixado de zuar (pelo menos de maneira pesada) os outros, eu passei a gostar de livros, teorias e outras coisas.


Mas a pergunta mais difícil de ser respondida é a terceira...qunado eu passei a ter um comportamento intrisicamente triste? Pois é, motivos não faltam: o primeiro parágrafo desse texto é um deles, algumas coisas que eu ouvi de pessoas que eu amo é outro. Então, como identificar todos esse motivos. A forma mais fácil que eu achei foi dividir a estrutura que sustenta a "Vontade de Viver" em cinco pilares, expostos aqui da ordem do mais fraco pro mais forte: Sonhos, Objetivos, Autruísmo, Amor, Ego. Esses pilares podem ser destruídos ou construídos, sendo este absurdamente mais difícil que aquele. Cada pilar destruído corresponde a um nível, aqui expostos de 0 a 5: Felicidade plena, Felicidade, Tristeza, Muita Tristeza, Depressão e Suicídio.

O pilar do Sonhos foi destruído quando eu perdi a cance da minha vida de ser um jogador de futebol. Fui convocado para fazer parte de um time grande carioca, e fui vetado pelos meus pais que diziam que ser jogador de futebol não dá futuro.


O pilar dos Objetivos foi destruído quando eu percebi que é quase impossível conseguir cumprir meu maior objetivo de vida: fazer minha família feliz. Primeiro porque eu não tenho família risos, segundo porque ninguém nos últimos tempos está disposta a me ajudar a ter.

O pilar do Autruísmo foi destruído quando percebi que por mais que eu tentasse ajudar as pessoas de todas as maneira possíveis, elas quase nunca retribuiam, nem quando era para fazer tarefas simples, tipo o primeiro parágrafo do texto (para evitar mais mal-entendidos, isso não serve pra todo mundo). Incrível como eu mesmo deprimido ia a lugares que eu sabia que não iam me fazer bem e depois não recebia sequer um gesto de gratidão, já que sempre tinham algo mais importante pra fazer... Enfim, pra que ajudar as pessoas se elas não vão ajudar você? Pra fazer um mundo melhor? Uma pessoa em seis bilhões mudar o mundo? Acho difícil.

O pilar do Amor foi destruído quando a última mulher que realmente se importava comigo se mudou pro Rio de Janeiro. Desde lá eu tenho tentado muitas vezes... fiquei com cocotas por ficar, levei fora, fiquei com uma guria que nem sabe meu nome... enfim, fracasso atrás de fracasso.

O pilar do Ego (Eu) está muito fraco, só sustentado por uma estrutura (quase) inabalável: a Esperança. Bizarro isso, mas eu ainda creio que um dia minha vida melhora.

Enfim, como pode ser visto, minha "Vontade de Viver" não passa nem perto de realização profissional, como muita gente achava que era uma coisa super importante na minha vida. A única coisa que importa na minha profissão é que ela me dê dinheiro para tornar minha família feliz e aumentar as chances do meu Filho gerar descedência fértil sem precisar passar pelo que passei.

Outro fato importante é que a esperança consegue segurar uma estrutura monstruosa como essa praticamente sozinha...

Frase do Dia:
"-foi o Vento que te derrubou.
-O nome dele é Vento? Prazer Vento."

Eu, reclamando de uma falta no futsal.

6 comentários:

Diaz disse...

Que merda, heim, Champz. Eu realmente lamento não poder ter ido na sua festa, mas se não fosse na comemoração do meu pai certamente minha vida familiar ia virar o caos de vez. Eu realmente fiquei triste de não poder ter ido, tanto pela gratidão a você, pois está sempre disposto a ajudar quando solicitado, tanto pela amizade que acho que construímos durante o semestre. Quanto a parte expositiva do texto falando sobre o porque do seu jeito de ser e os motivos sobre isso achei massa a fundamentação .A história lá dos pilares. Entendo, por acho que se eu perdesse a esperança nos meus únicos sonhos - ser piloto e ter uma família legal - eu acho que desistiria de TUDO. Ter sonhos é ideais é complicado, ainda mais quando diferem do normal, como jogador de futebol, por exemplo.

Aloha!

John, O Lobo disse...

Já pedi perdão champz, eu realmente queria ir na sua festa e acabei não indo por um vacilo meu. Desculpe mesmo.
Po cara, não sei, acho que você não entendeu meu ponto... quando eu te falei sobre egoísmo e tal, não era sobre pedir desculpas e fingir que nada deu errado. O que eu queria dizer era sobre fundamentar sua felicidade num sorriso alheio e não no seu. Sei que é meio freak, mas esse é o caminho que eu escolhi. Fico feliz de ver aqueles olhinhos negros felizes e fico triste quando os vejo chorando. É só isso que eu sei. E mesmo que ela tenha me dito que gosta de outro, eu sorrio, porque ela vai ser feliz. Quanto a minha própria felicidade, eu não corro atrás dela. Porque sei que eu nunca a alcançaria.
Não fique abalado champz, as coisas vão se acertar. Um dia vcvai achar alguém que vc não vai nem acreditar, espere e verá ^^

Comentador Fiel disse...

ninguém achou engraçado o "AIDS PELOTA TREVAS SANGUE!!"???????

to shorando aqui...

John, O Lobo disse...

No comment anterior, minhas três últimas orações rimaram.

Rábula disse...

Mais uma vez, não gosto de coisas muito sentimentais. Mas meu irmão precisou do carro domingo de manhã. O outro estava com meu pai. E você viu a chuva que deu. Só foi parar mais de 10 horas (foi esse o principal motivo, pq eu iria de lotação. Nem gosto de meios de transporte baixa renda, mas nesse caso eu iria. Sem contar que a lotação pára na esquina e não rolava mesmo de ir andando com aquele dilúvio, ainda mais acompanhado da senhora Egídio). E às 14h tive que fazer a prova do concurso. Quero, com tudo isso, que você saiba que a minha parte eu fiz: falei com antecedência com a Carol, avisei aqui em casa, mas meu irmão precisou do carro e, por ser mais velho do que eu, tem mais moral. Até acordei cedo no domingo... Enfim, espero que entenda.
De qualquer forma, desculpe.

Daniel Seixas disse...

Como todo mundo tá dando justificativas por não terem ido à festa, eu também vou dar a minha: Não fui convidado, nem fiquei sabendo. Tô perdoado?

Sobre o texto: eu poderia escrever um bando de coisa que a sua mente superior com certeza já pensou, então... só digo uma coisa.






TENSO!!!