sábado, 10 de maio de 2008

De Médico e Louco


Bem, no meu caso, eu tenho um monte risos

vou contar-lhes um segredinho, quando eu estava na sétima série, por algum motivo que eu não sei dizer (provavelmente eu ter brigado com um cara no meio da formatura no Colégio ahuhueahuaehuaehu), minha Mãe (aliás, feliz dia das mãe pras mães do mundo) me levou a um psiquiatra. Ponto. Pra quem não é conhecedor da terapêutica, primeiro se leva
a um psicólogo, e se o caso for patológico, o caso é encaminhado para um psiquiatra. Eu pulei a passagem do julgamento e fui direto ao culpado.

Bem, estando certa ou não, eu tive um diagnóstico nada animador:


Transtorno Afetivo Bipolar


Bem, se a imagem não é suficiente eu explico:

O TAB é caracterizado por um quadro de mudança repentina entre mania e depressão. Detalhe que aqui mania não é querer entrar a todo custo na UnB, ou ficar perseguindo as cocotas no vestiário, e sim um quadro de euforia, de alta criatividade, e de otimismo retardado... Tipo flamenguista dizendo que vai ganhar a libertadores e o mundial esse ano. Já o quadro de depressão se caracteriza um quadro de pessimismo, falta de apetite e cansaço... Tipo o mesmo flamenguista depois do terceiro gol do Cabañas. A depressão geralmente é tratada com mensagem animadoras como "tem tanta gente passando fome e você de frescura", "pelo menos você anda" ou "o que importa é a beleza interior..."

Enfim, o TAB não foi a parte mais importante.

Síndrome de Aspeger



Bem, não sei se vocês já repararam, mas eu nunca converso olhando a pessoa nos olhos, geralmente eu olho para um ponto fixo, seja a parede, a camisa da pessoas ou os peitos das cocotas (tem algumas que ficam especialmente irritadas com isso...)

Talvez tenham reparado que eu tenho um QI considerado elevado, logo acima do de uma ostra saudável... E também que eu sou um tanto concentrado demaids em certas coisas, tipo a mulher que eu amo. Também interpreto muito literalmente as coisas (isso as pessoas geralmente levam na brincadeira). E finalmente eu tenho uma percepitível aversão a mudança.

E, parece piada, mas eu tenho uma dificuldade enorme de socialização (melhorei nessa parte porque geralmente eu me imagino falando sozinho...Estranho não?)

Bem, esses daí também tinham,


George Orwell, Albert Einstein e Thomas Jefferson

Mozart, H G Wells e Immanuel Kant

Charles Darwin, o cara que matou Deus

E o mais importante


Dr House

Bem, pra quem é péssimo em adivinhações e não descobriu que doença é essa (não é narcisismo risos) eu vou dizer:

A síndrome de Asperger é uma forma leve de...Autismo ehuahuuheahuuahuea

Bem, leve porque não apresenta sintomas monstros, tipo não desenvolver a fala, ou não desenvolver empatia por ninguém (dizem que é terrível pra pais de filhos autistas saber que o filho "não gosta" deles, entre aspas porque na verdade não é que ele não goste, ele não liga pra eles).

Além disso, se eu tivesse desenvolvido um level mais alto, eu não seria comunista e não me importaria com ninguém, e por mais tentador que possa ser, eu acho que de vez em quando eu faço algo útil para as pessoas. Também consigo falar gírias, Tenso isso tá ligado?

No texto Asperger's Syndrome, Intervening in Schools, Clinics, and Communities, são citados:


  • Dificuldade em compreender as mensagens transmitidas por meio da linguagem corporal- pessoas com SA geralmente não olham nos olhos, e quando olham, não conseguem "ler".
  • Ser considerado grosso, rude e ofensivo - propensos a comportamento egocêntrico, Aspergers não captam indiretas e sinais de alertas de que seu comportamento é inadequado à situação social.
  • Honestidade e ludibrio - portadores de Asperger são geralmente considerados "honestos demais" e têm dificuldade em enganar ou mentir, mesmo às custas de magoar alguém.
  • Lidar com conflitos - ser incapaz de entender outros pontos de vista pode levar a inflexibilidade e a uma incapacidade de negociar soluções de conflitos. Uma vez que o conflito se resolva, o remorso pode não ser evidente.
  • Consciência de magoar os outros - uma falta de empatia em geral leva a comportamentos ofensivos ou insensíveis não-intencionais.
  • Consolar os outros - como carecem de intuição sobre os sentimentos alheios, pessoas com AS têm pouca compreensão sobre como consolar alguém ou fazê-los se sentirem melhor.
  • Reconhecer sinais de enfado - a incapacidade de entender os interesses alheios pode levar Aspergers a serem incompreensivos ou desatentos. Na mão inversa, pessoas com SA geralmente não percebem quando o interlocutor está entediado ou desinteressado.
  • Introspecção e auto-consciência - indivíduo com SA têm dificuldade de entender seus próprios sentimentos ou o seu impacto nos sentimentos alheios.
  • Vestimenta e higiene pessoal - pessoas com SA tendem a ser menos afetadas pela pressão dos semelhantes do que outras. Como resultado, geralmente fazem tudo da maneira que acham mais confortável, sem se importar com a opinião alheia. Isto é válido principalmente em relação à forma de se vestir e aos cuidados com a própria aparência.
  • Lidar com críticas - pessoas com SA sentem-se forçosamente compelidas a corrigir erros, mesmo quando são cometidos por pessoas em posição de autoridade, como um professor ou um chefe. Por isto, podem parecer imprudentemente ofensivos.
  • Velocidade e qualidade do processamento das relações sociais - como respondem às interações sociais com a razão e não intuição, portadores de SA tendem a processar informações de relacionamentos muito mais lentamente do que o normal, levando a pausas ou demoras desproporcionais e incômodas.
O aparente desapego emocional de um paciente Asperger pode confundir e aborrecer uma pessoa neurotípica, que por sua vez pode reagir ilógica e emocionalmente — reações que vários Aspergers especialmente não toleram. (sim, isso foi uma indireta.)

Indivíduos com SA podem usar palavras indiossicráticas, incluindo neologismos e justaposições incomuns. Brinks.

Finalmente pessoas com Síndrome de Asperger podem ter pouca paciência com coisas fora destes campos de interesse específico. Na escola, podem ser considerados inaptos ou superdotados altamente inteligentes, claramente capazes de superar seus colegas em seu campo do interesse, e ainda assim constantemente desmotivados para fazer deveres de casa comuns (às vezes até mesmo em suas próprias áreas de interesse). Outros podem ser hipermotivados para superar os colegas de escola. A combinação de problemas sociais e de interesses específicos intensos pode conduzir ao comportamento incomum, tal como abordar um desconhecido e iniciar um longo monológo sobre um assunto de interesse especial em vez de se apresentar antes da maneira socialmente aceita. Entretanto, em muitos casos os adultos podem superar estas impaciências e falta de motivação e desenvolver mais tolerância às novas atividades e a conhecer pessoas

Enfim, porque eu estou tão emotivo hoje... Bem eu levei uma bolada na cara e posso ficar cego de um olho até terça, já que só nesse dia ter um retinologista para me atender, e bem, vim escrever este post antes que eu não consiga mais enxergar para fazer risos. (bate três vezes na madeira)...

Frase do Dia
'Todo blogueiro apanhou na escola..."
By Malvados

8 comentários:

Daniel Seixas disse...

OMG!!! Acho que eu deveria visitar um pisiquiatra!!! Medow
Acho que tenho um pouco disso tambem.

Ps: hauhauihaiuha Vc brigou na formatura!!!

Rábula disse...

Você é um gênio incompreendido Champz!

Rábula disse...

o que é "indiossicráticas"?

Diaz disse...

Você é um gênio imcompreendido, Champz [2], embora eu o compreenda, mas existem situaçoes que fica complicado tecer uma opinião sem colocar-se em uma situação embaraçosa. Enfim, enfim...
não sei por que depois de ler esses textos seus acho que devo ir a um psiquiatra. hahahahaha! Animador!
achou um retinologista? tomara que seu zóio esteja bem!

alohas, champzão!


p.s. saudades de vossa mercer!

Comentador Fiel disse...

indiossicráticas = relativas ao indivíduo eu acho...

John, O Lobo disse...

Indiossincráticas = Coisas de índios

Lembrando que Newton e Kant morreram virgens. Cuidado Champz!

Comentador Fiel disse...

tá doido, Kant morreu virgem, Newon não...


e desse perigo eu não corro mais, por isso eu já posso me matar! =D

ps:mas ainda corro o risco de morrer sozinho...

Rábula disse...

ahhhh nem Champz, pára de ser novela mexicana!!!