quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Uma vida que podia ser e que não foi.

Logo depois do expediente no Hospital eu não teria para onde ir, na minha casa não existia ninguém, vivia sozinho e desde que meu cachorro morreu quando eu era pequeno eu nunca mais tive um animal doméstico.

Me dirigi ao Lago, já que gostava do local e um grupo de motociclistas sempre parava ali para apreciar o crepúsculo. Chegando lá estranhamente só havia uma pessoa cuja moto reconheci imediatamente, pois se tratar Triumph Speed Triple, a moto dos meus sonhos quando era mais jovem.

Aliás, sonhar era algo que eu fazia com frequência quando era jovem, enquanto os outros realizavam. Amigos viraram promotores, defensores, donos de lojas de roupa, bibliotecários, engenheiros famosos, um deles construiu a quinta ponte do DF, pilotos de avião, designers de moda, jornalistas influentes, reporters que viajam pelo mundo. Alguns foram para São Paulo, outros para a Alemanha, uma foi para Paris, a outra começou a trabalhar pelo mundo.

Eu me tornei um Médico, profissão que se revelou até interessante, e o motivo pelo qual meus pais morreram orgulhosos de mim. Minha irmã se tornou perita da Polícia Federal e se mudou para São Paulo. Fiquei sozinho, já que depois que me formei virei uma pessoa ranzinza, que evita contato com os outros. Bem que meus amigos me diziam que eu parecia o House.

Mas como no local só havia uma pessoa resolvi dialogar com o jovem:

-Bela vista...
-Sem dúvida.

Nesse momento ele virou o rosto pra mim. Parecia ridicularmente familiar, como seu eu tivesse visto aquele rosto a vida inteira. Estava com o cabelo grande e a barba por fazer. Tinha uma estranha tatuagem em suas mãos, três triângulos. Usava uma jaqueta de couro e por debaixo dela estava com uma camisa onde se lia: "Meu estilo de vida é sobre duas rodas." . Quando eu tinha dezoito anos, eu pedi uma camisa igual aquela para meu pai. Como ele não queria que eu andasse de motocicleta ele não comprou. Pouco tempo depois eu larguei a vontade de viver sobre duas rodas, até hoje eu tenho a carteira AB.

- Bela moto essa sua.
- Sério? Minha família odeia ela. Comprei contra a vontade deles, eles ficavam com papinho de que moto é perigoso e mimimi. O que é estranho pois meu pai andou de moto durante muito tempo e nunca sofreu um acidente.

Nostalgia, me senti estranho. Então chegou uma garota ruiva, olhos verdes, corpo médio. Ostentava uma jaqueta semelhante à do motoqueiro. Falou:

-Amor, você não vai me apresentar seu amigo.
-Bem, essa daqui é minha esposa, Jennifer. Acho que a gente foi feito um para o outro. Você acredita que quando eu era menor ela quase foi pra São Paulo.

Me lembrei de uma reportagem sobre Deja Vú.

-Não acredito...
- Pois pode acreditar.
-Desculpe, pensei alto.

Logo após o espetáculo, o casal me chamou para ir para um barzinho. Chegando lá o motoqueiro afirmou:

-Pelas suas roupas você deve ser médico.
-Certíssimo.
-Sabia que meu marido já fez medicina?
-Sério? Porque parou.
-Eu não queria virar um velho ranzinza, então eu larguei. Minha família já estava estressada por causa da moto, depois disso eles cortaram relações comigo.

Corajoso

-E você não ficou triste?
-Um pouco, mas tenho tudo o que preciso na minha esposa. Você é casado?
-Não...
-Que pena.

Verdade

-Mas você largou medicina e foi fazer o que?
-Bem, eu comecei a cursar história, e desse modo criei um novo paradigma para o estudo da matéria e agora vivo de dar palestras sobre minhas descobertas.

Engraçado.

-Bem agora eu tenho que ir, que amanhã eu vou dar plantão.
-Eu não nasci pra essa vida.
-Nem eu

Nem eu

-Tchau... qual é seu nome mesmo?
-Gustavo.
-Que legal, tchau Xará!

Então eu reconheci o rosto...


Frase do Dia


"Nós temos apenas três amores: nossa moto, nossa mulher e nossa liberdade."

Algum bobão ai que não pode andar de moto por causa dos pais.

16 comentários:

V. disse...

foda. MUITO foda.

Daniel Seixas disse...

Ficou rox o texto.
Ainda acho que você vai ter uma vida feliz e desfrutará de ler esse blog no futuro.

Ps: A ponte é minha? 8D

Comentador Fiel disse...

é sim heahuhuahueahuehuahuaehuaehuhuaeh

você é bom.

Fabi disse...

Luta cara, ninguém vai viver por você, foda-se se você vai ser o orgulho ou não, o que importa e você ser feliz com o que faz.
aii, to louca nos ultimos dias.

Rábula disse...

Nada do que eu falar aqui será novidade.

Sua vida é mais do que a vontade dos seus pais. O professor Aloizio saiu do interior, tocou o foda-se pro pai (que era bem tipo o seu), largou medicina em SP e veio fazer biologia aqui e dormir no encaixotamento da unb. E nem se deu bem (financeiramente falando) desde cedo. Só com mais de 10 anos que ele se estabeleceu. Ele é um vencedor.

Agora Champz, eu não entendo você. Você sabe que não é feliz, sabe que algumas das coisas que te fazem feliz estão ao seu alcance e não as faz. Seu discurso parece de um senhor de 90 anos frustrado. Véi, pelo amor de Deus. Você não tem nem 20 anos. Viveu sei lá... 20% da vida. Você fala como se não tivesse mais solução.

Para mim (e que fique claro, para mim) para qualquer coisa que acontece na nossa vida temos duas opções: ou nos conformamos ou mudamos. Não aceito reclamar e não fazer nada. Ou você faz o que te faz feliz e é feliz, ou você faz o que não te faz feliz mas faz com uma mensagem para você: - esse não é meu sonho, não é que me faz feliz. Mas EU escolhi. Meu pai pressionou, minha mãe, minha avó do ceará, mas EU fiz a escolha e ponto. E se assim fiz, farei com que seja o mais agradável possível. Aprenderei a gostar.

Concordo um pouco com você no que diz respeito a felicidade. Não porque o cara é médico ou promotor ele é feliz. E não é porque o cara é gari que ele é infeliz. A felicidade depende da nossa visão de felicidade. Não é um conceito absoluto.

Se eu te encontrar daqui alguns anos e você continuar com esse mesmo discurso, sinceramente, te acharei um derrotado. Embasado na minha idéia de que você não tem nem 20 anos e fala como um velho de 90 que nunca mais poderá mudar sua vida. Você tem noção do que é viver mais uns 50...60 anos? Nem eu! Mas com certeza dá pra fazer muita coisa!!!!

Se eu te encontrar médico ou atuando no Direito, mas ao menos convencido de que não foi de todo ruim, que VOCÊ fez sua escolha, te respeitarei.

E se te encontrar historiador, não muito rico, andando de moto e feliz direi que nunca faria o que você fez mas te respeitarei, pois você seguiu seu sonho e sua existência tem sentido para você.

Você pode até falar "ahh, mas duvido que você faça tudo que você gosta".
Realmente não faço, e nem pretendo. Mas aceito. Acho totalmente inútil reclamações sem atitudes.

As vezes me parece cômodo pra você. Visto que você sabe quais são os seus problemas, sabe as soluções, boa parte delas dependem SÓ de você e não faz nada para que seja diferente.

Portanto, OU VOCÊ SE CONFORMA COM SUA VIDA ATUAL E PÁRA DE FALAR COMO ALGUÉM QUE JÁ VIVEU TUDO O QUE TINHA PARA VIVER E SÓ LHE RESTA CHORAR AS MÁGOAS, OU SEJA FELIZ E FAÇA O QUE TE FAZ FELIZ.


A fé sem obras é morta.

Comentador Fiel disse...

Só a V. entendeu o sentido do texto. Só era pra ser bonitinho.

NHááá, O Rábula não gostou do texto, eu achei que ficou tão bonito, mó literário. Malgusto mio.

E se eu não viver 90 anos? E se eu morrer amanhã, ou antes dos vinte anos. A idéia de que eu ainda tenho muito tempo pra viver se baseia em algo totalmente imprevisível.

"Se eu te encontrar daqui alguns anos e você continuar com esse mesmo discurso, sinceramente, te acharei um derrotado. "

sem problemas, só que você demorou mais tempo que eu pra perceber. =D

John, O Lobo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
John, O Lobo disse...

Eu achei bonitinho!
Inclusive tinha idéia pra um post parecido. Seria "modelos possíveis para meu destino"
em um deles eu me casava com uma italiana, heuheue.

O Rábula disso coisas importantes.
E vc tb:
"E se eu não viver 90 anos? E se eu morrer amanhã"

Quer motivo maior pra ser feliz agora?

Larga medicina e direito, anda de moto, vai pra história. Chama uma cocota bonita pra sair, assim mesmo sem motivo aparente. Faz o que der vontade! Seja imprevisível, tenta fazer as coisas sem se sentir obrigado e vc vai ver como muita coisa vai dar certo.

Rábula disse...

você não respondeu minhas perguntas

então você acha que é um derrotado? Mas você gosta de ser assim? ou melhor, você gosta de se sentir assim? já que você se sente assim, pq não faz ser diferente? como eu disse, várias das suas reclamações podem ser solucionadas por você.

tipo, eu entendo todas as suas reclamações, os seu sonhos, só não entendo pq você nao age. Me explica.

Comentador Fiel disse...

tá bom então:

-O Aloízio tinha apoio da mãe dele. Ponto final, a situação é muito diferente de não ter apoio de ninguém.

-Eu não tenho dinheiro pra comprar uma moto, muito menos pra comprar um apartamento, meu perfil não me garante um lugar na Casa do Estudante, eu não trabalho pra me sustentar. Logo as coisas não estão tão assim ao meu alcance, eu ainda devo explicações aos meus mantenedores, pelo menos fui educado assim.

-Como já disse milhões de vezes, meu conceito de felicidade passa longe da carreira profissional. A questão da minha preferência por certos cursos é de que por eles o caminho parece mais fácil.

-Eu me acho mega derrotado, porque eu não fiz o que era certo quando tive chance, e isso mudaria todo meu futuro. Perceba que a diferença brutal entre os dois começa a aparecer com a Jennifer. Ela é a chave do texto.

-E se agir fosse trazer tantas consequências negativas quanto não agir?

-eu reclamava antigamente, agora eu aceito, simples assim.

V. disse...

as pessoas te levam muito a sério. o.O

Comentador Fiel disse...

não é?

eu fico bege.

ps: ameiiiiii a foto da caneta no nariz.

V. disse...

heiaeouheau (y)
é aquilo que eu faço ao invés de estudar. coloco meu material escolar no nariz ;)

Unknown disse...

Pegarás a moto um dia rapá...acredite! o//

Nanda disse...

Fantástico.

Qdo eu percebo que estudo com pessoas como vc e o John, pergunto-me o que eu estou fazendo de certo na vida.



Meu jovem, o senhor é um paradoxo vivo, sabia? Conversaremos melhor...

V. disse...

desmarcou?!?!
acabou com os meus sonhos.. meu mundo desabou.
estou esperando há anos pra ver essa tal orquestra e a bruna até desmarcou aula pra ir!
me feriu, nerd. :~