sábado, 3 de abril de 2010

O que te faz feliz hoje?

Típica pergunta de anúncio de supermercado, e incrívelmente fácil para eu responder agora. E isso me assusta muito, por que sinto que estou perdendo ela. Perdendo a única coisa que me fez feliz nos últimos dois, três anos.

E estou perdendo ela por que estou sendo muito fiel a algumas coisas que me deixam muito mais tristes do que me fazem feliz. E meus amigos disseram:

Fale com eles que isso não é justo, que é o mínimo que eles podem fazer.

ou então

Larga o Direito, arruma um emprego, e ai você pelo menos pode ameaçar sair de casa caso alguém contrarie sua vontade.

Mas esse não sou eu, eu tenho uma necessidade quase patológica de ajudar os outros, de agradar meus pais, de levar a ideia de obedece-los ao pé da letra. Mas é que eu esperava que sendo um bom filho, quase perfeito modéstia a parte, eles me ajudariam a fazer o que eu quisesse quando eu precisa-se. Eu achava que sendo uma boa pessoa, Deus me ajudaria quando eu pedisse. E olha que eu não peço muito, só uma coisa ou outra. Mas nem isso...

E a ironia é que a pessoa que eu quero fazer feliz eu não consigo, falho miseravelmente.

E a cada dia eu percebo mais que eu só posso confiar em uma pessoa: Eu.

Desculpem pelo post pequeno

Frase do Dia:

"You suck!"

De mim para eu mesmo.

9 comentários:

Polly Ana disse...

Ahhhhhh, Comentador, como eu te entendo!!! Passei por isso há uns três anos, para ser mais exata. O problema é que você é a única pessoa que saberá como lidar com isso tudo, vc é a única pessoa que pode entender o que é melhor para vc mesmo. Eu, na ápoca, fiz minha escolha: abandonei o namorado! Descobri que o que me fazia feliz não era ele, exatamente. Ele me fazia sentir culpada de não poder estar com ele sempre, de ser ausente. Hoje, estou feliz com o que eu sou e fazendo o que eu gosto. Isso, porque eu me entendi.

John, O Lobo disse...

Po comentador, a vida cara, é assim. Vc vai ter que fazer escolhas que eventualmente vão deixar alguém triste. Mas o único jeito de vc ser legítimo, de ser honesto é procurar seguir aquilo que é a sua mais pura vontade, livre de tabus, pressões, tradições. Faz aquilo que se u coração mais quer. [auto-ajuda mode: off]

Polly Ana disse...

Que isso?! O John agora é o novo Augusto Cury? hahahahahahahahah

Cara, sério agora, pior é que eu concordo com ele!

Anônimo disse...

ou voce é como quer, ou voce é como querem.
ajudar os outros sem querer nada em troca. ser ajudado sem ter que ajudar.
ser infeliz todo o tempo, não faz dos outros mais alegres.
faz deles mais egoistas.
e se descobri uma coisa real é que os pais, são egoístas.
eles querem que os filhos trilhem o caminho x, quando eles nascem predestinados ao y.

o instinto de proteção da minha mãe nesse fim de semana gerou em mim uma enorme angustia. um sentimento ruim.
e vi o quanto ela poderia ser egoísta.

decidi então que seria assim pro meu próprio bem.

se você sente a necessidade de ajudar alguém, crie em ti uma outra personalidade. e a ajude.

Flávio Dias disse...

eu acho que você já devia ter largado um dos cursos a muito tempo, afinal um deles vai ser inutil pra você. O melhor que pode fazer agora é refletir sobre qual deles vai ser inútil e tomar uma decisão. Assim sua vida se resolverá. E, como já te disse, dúvido que algum do seus velhos te repreenderão por isso. Se o fizerem só é mais um motivo pra sair de casa, sinceramente. Esquece perfeição...ela não existe. Você nunca vai agradar seus pais totalmente, nunca vai agradar seus amigos totalmente nem sua namorada. Não que você não deva tentar...você deve. Você apenas não deve tornar isso um objetivo e ficar se corroendo por dentro a cada vez que disser um não. Em vez de ficar pensando na felicidade alheia pense na sua e certamente contagiará os que estão ao seu redor..
enfim..minha opinião, champes! Larga um curso e corre pro abraço.

Polly Ana disse...

Difícil ficar falando para largar um curso, sei lá, eu já ouvi muito isso tb e nem larguei nenhum deles... Acho que só cabe a vc decidir mesmo.

Patrícia Colmenero disse...

querido comentador
te garanto que nessa a vida a pessoa que mais podemos fazer feliz, por mais conhecermos, somos nós mesmos.
pais gostam de tudo que a gente faz. eles olham pra gente feito filhotinhos peludinhos em uma gaiola no veterinário!
mas às vzees eles enfrentam dilemas morais que são deles e não seus.
vc nunca vai ser o problema para eles. vc é a solução.
relaxa que o tempo vem com respostas.
muitas vezes, essa questão nem tem a ver com vc.
e quanto a fazer as pessoas felizes, elas tem que estar um pouco dispostas a serem felizes tb, senão não dá pra fazer tudo sozinho.
seja a pessoa mais amável que vc puder e mete bronca!

Patrícia Colmenero disse...

e vc ta fazendo direito??
como assim??
quer ser médico legista?

Poeta Idealista disse...

Não seria mais lógico então você fazer feliz agora a única pessoa em que você confia? Ou seja, você! Espero que você possa resolver seus conflitos, Gustavo. Ajudar as pessoas é muito bom, mas não quando isso te deprime de certa forma ou te faz infeliz. Que adianta fazer um feliz e deixar outro triste na balança do universo?