sábado, 2 de janeiro de 2010

Feliz Ano Novo

No Brasil, e em geral, nas civilizações ocidentais, existe uma certa cultura que leva ao desprezo do velho e valorização do novo. Tanto é que quando uma pessoa gosta de coisas antigas ela quase que imediatamente se torna o centro das atrações.

De fato aquele jovem que passa o dia inteiro falando com idosos, ou aquele rapaz que não troca seu Dodge 69 por nenhuma Ferrari, até mesmo aquele seu professor monarquista que insiste toda aula em tentar provar que a monarquia seria muito mais adequada e boa para o Brasil do que toda essa bobagem de República que surgiu nos últimos tempos.

Eu sou um dos que gostam das coisas antigas, provavelmente por um motivo bem diferente do que os demais. Eu gosto porque não vejo essa divisão necessária e inevitável entre o velho e o novo, já que para mim, todos fazem parte de um todo, sendo que o novo não existe sem o velho e vice-versa.

Einstein não surgiu do nada para revolucionar o mundo da macrofísica segurando sozinho a vela da relatividade especial em meio a escuridão da ignorância newtoniana. Mais dois ou três cientistas estavam muito próximos da mesma conclusão na época.

O que Einstein fez foi dar continuidade ao trabalho de muitas pessoas, famosas no livros de história ou meros anônimos, que talvez tenham dado uma contribuição muito mais importante que os figurões.

Até mesmo os que hoje são ridicularizados por suas ideias, ou aqueles que eram ferrenhos adversários dos figurões foram importantes para apontar falhas e aperfeiçoar as teorias que muitos tomam hoje como verdades incontestáveis.

É tudo um processo.

Então meus queridos, espero que usem os anos anteriores, bons ou ruins, como tijolos para construir uma ano de 2010 de muita felicidade e paz.

Frase do dia:

"Ela sai de saia
de bicicletinha
uma mão vai no guidon
a outra tapando a calcinha"

Pérola do cancioneiro nordestino.

5 comentários:

Poeta Idealista disse...

Eu gosto de algumas coisas novas, outras velhas e por aí vai... Mas é difícil mesmo separar passado, presente e futuro, quando o amanhã agora é futuro mas daqui a pouco será presente e o hoje será passado, e vice e versa. Mas algumas pessoas são bem maniqueístas, gostam de ficar separando datas e datas... vai enteder! Desejo o mesmo para você, querido Gustavo.

Poeta Idealista disse...

Ah, só queria colocar um ps:
acho que as pessoas dividem pq fazendo assim elas têm a chance de "começar de novo", de "esquecer" por um momento as coisas ruins e dizer "aquilo é passado, passou"

e ah, acho que não é o mesmo matheus, aquele que comentou faz economia! haaha

Daniel Seixas disse...

Concordo.
Eu agradeço a Deus muitas vezes pelo momentos ruins que passo, afinal são eles que me formam e me dão oportunidade de ajudar outros.
Não que eu adore passar por perrengues, rs.

Gosto de música antiga. =D

John, O Lobo disse...

Foi newton que disse que não conseguiu tudo sozinho né? Ele viu longe porque se apoiou sobre os ombros de gigantes.

Feliz 2010 e muito tecnobrega pra vcs! DJ Juninho Portugal!!!!

Comentador Fiel disse...

John ouvindo Juninho Portugal, pelo jeito o mundo acaba em 2012 mesmo.