quinta-feira, 25 de junho de 2009

Don´t stop til you get enough!

Minha mãe sempre disse que o único momento que podemos ficar tristes é quando alguém muito querido de nós morre.

Poucas são as pessoas que merecem essa honraria. Pessoas que não são seus parentes menos ainda. Pessoas que não são seus parentes e que sequer te conhecem compõe um conjunto quase vazio. No meu caso não é vazio, mas tem poucos. E desses poucos, um influenciou minha vida de maneira decisiva.

Poucos nascem para serem grandes. Menos ainda nascem para serem grandes e ainda por cima reconhecidos. Menos ainda são reconhecidos como os maiores no que fazem. Einstein, Manfred von Richthofen, Pelé, Michael Jordan, Tiger Woods, Kant, Nietchze, Rodney Mullen. Agora imagina ser o melhor em um mercado que ergue e destrói ídolos em questão de meses. Infinitamente mais difícil é se manter no mercado da música durante quase 5 décadas, durante quase toda a vida. Para poucos, Sinatra, Madonna talvez...

Isso tudo foi possível para ele. Ele que começou a carreira aos 5 e encerrou aos 50, os mesmos 50 shows que já estavam com os ingressos esgotados e que ele nem chegou a realizar. 5 e 50, 8 ou 80, "Black and White". Do "ABC" ao "History Tour". Sabia ser "Bad", ficar "Off The Wall", gerar "Thriller", um verdadeiro "Smooth Criminal". O dono do recorde de albúm com mais discos vendidos, 55 milhões segundo o Guiness 100 milhões segundo os produtores.

Não andava, deslizava, com se estivese andando na lua, rodopiava, cantava, vendia 750 milhões de discos, conquistava milhares de fãs, ganhava 13 Grammys e nunca foi muito feliz. Tentaram derrubá-lo, não obtiveram tanto êxito, ele já estava caído.Quem o derrubou foi seu pai que o maltratava quando criança. Ou talvez o vitiligo, lupus eritematoso sistêmico, carcinoma, processos, falência... Uma prova de como a vida é injusta, fez tanta gente feliz e não foi feliz....

Um ícone. Dia 25 é o dia do nascimento e morte de reis, dia do nascimento do Rei dos judeus e da morte do Rei do pop. Mas não devemos chorar por ele, devemos dançar por ele, utilizando o mesmo meio com que ele falava as multidões.

Hoje eu posso dizer pra minha mãe que estou triste e com motivos. Acho que defendi ele a vida inteira, e chegou a ser engraçado o tanto de gente que veio perguntar se eu estava triste e que eu estava com cara de quem chorou a noite inteira. Não chorei, mas passei boa parte dela reencenando a coreografia de Thriller. Muita gente chegou hoje pra mim e disse: "Assim que eu vi a notícia eu lembrei de você". Aguentei muita chacota por ser dançarino, mas sempre via ele, que sofreu muito mais, firme e forte, e sabia que eu tinha a obrigação de aguentar. Um ídolo, um exemplo, um mártir da indústria fonográfica.


Difícil falar dele, prefiro deixá-los com as melhores músicas de Michael Joseph Jackson (Motivo pelo qual eu queria que um dos meus filhos tivesse o nome de Joseph, o outro Enzo e a última Jennifer). Recomendo fortemente Thriller, Billie Jean e Smooth Criminal, sem as quais não acho que se pode ter um conhecimento razoável de música, ainda tem Dangerous, Beat it, Black and White, ABC, Don´t stop til you get enough, Rock with you e outras. E as quatro melhores coreografias pra mim.

SMOOTH CRIMINAL, ele se inclina a uns 60 graus do chão, acerta uma moeda em uma máquina em uns dez metros de distância e de quebra ainda vira um robô gigante e salva criancinhas. Humanamente impossível, ridículo de tão impossível.

tem também a versão ao vivo, que é diferente, mas bem legal também, e tornar a inclinação ainda mais intrigante.

BILLIE JEAN, versão diferente da do Rábula, melhor fase dele na minha opinião. Reparem que a voz já se encontra bastante debilitada, mas a dança está melhor do que nunca.

THRILLER, clássico, reinventou o jeito de se fazer videoclips, que depois passaram a se assemelhar muito a microfilmes. Além disso é tarefa obrigatória para qualquer um que deseja ser dançarino. Fora que a cena dele comendo pipoca com o sorriso maroto é MUITO engraçada.

BAD, Impossível pra qualquer ser humano, moleza para o Rei. Não dá pra descrever, só assistir. Aliás, não é qualquer um que tem um videoclipe dirigido por Martin Scorsese...Esse mesmo que você tá pensando, de Goodfellas, O Aviador, Gangues de Nova Iorque, Touro Indomável...Essa é uma versão extendida com partes do filme Moonwalker e outras músicas do King of the Pop



Don´t stop til you get enough! It isn´t fair Michael...You shouldn´t have stopped, we still didn´t get enough of you...

Frase do dia:

"Tudo o que ele fazia era de tão bom gosto, tão bonito que não tinha como não aplaudir"


Sidney Magal


"Heal the world,
Make it a better place, For you and for me, And the entire human race, There are people dying, If you care enough for the living, Make it a better place, For you and for me"

Michael Jackson

8 comentários:

Comentador Fiel disse...

lembro que na época que ele fez esse show da Dinamarca (Smooth Criminal ao vivo - History Tour) gerou a maior polêmica porque ele estava com visível problema com o microfone e aparentemente cantando de playback, por isso estava cubrindo a boca.

Talvez mais um sinal de que a voz dele estava se esvaindo.

John, O Lobo disse...

Goodfellas é um filme do caramba!

Po, apesar de eu nunca ter sido fã dele e não ver grande significado em sua morte, reconheço quando uma pessoa tem grandiosidade pra escrever o próprio nome na história. E são esses (sinatra, madonna, Michael Jackson), que são os heróis de hoje. Totalmente merecido colocá-lo na mesma lista que Nietzsche ou o barão vermelho.

Daniel Seixas disse...

Só gostava dele por sua causa. ;D
Não cheguei a ficar triste, mas sem dúvida foi choque.
Como assim MJ morto? What? O.o

Enfim, boa seleção de músicas, mas faltou ABC.

He's hearth stopped to... beat it!

Comentador Fiel disse...

Tenho um certo preconceito com o Jackson 5, não pelas músicas, mas pelos bastidores...

Natália disse...

Eu arrepiei, mesmo.
O melhor post, pra mim, pq eu sinto o mesmo.
The King is dead (L)

Rábula disse...

Fiquei triste. Um grande gênio, como Lennon, Elvis, Bob, enfim...

Arrepio muito ouvindo Ben.

Angel disse...

Não sabia que gostava dele???O.O

Renata Sanches disse...

A pena foi que eu começei a gostar dele depois q ele morreu...\=

fui ouvir as musicas e curti...

até meu irmão de 7 anos virou fã..
mas no caso dele foi diferente...foi ouvindo "We are the Wold" ¬¬

eh uma perda lamentável msm...até eu fiquei triste...\=