domingo, 12 de dezembro de 2010

Ecoterrorismo: pega um , pega geral, também vai pegar você.

Você, "amigo do meio ambiente", com seu carro híbrido e sua sacola de papel, já parou pra pensar que daqui há 50 anos, onde provavelmente conseguiremos sim atingir todas as metas de redução no consumo de carbono, existe uma grande (GRANDE mesmo) possibilidade de a Terra não dar a mínima e continuar esquentando?

Ou será que foi culpa dos terríveis seres humanos, com seus poucos bilhões de espécimes, número irrisório quando comparado com a biosfera, que a terra congelou há uns anos atrás, como camadas de H20 sólidas de 1 km e nivel do mar mais de 100 metros mais baixo. Fico pensando se já tívessemos uma sociedade estruturada nessa época se arranjariam uma maneira de colocar essa culpa também nas costas do homo sapiens.

O que me leva a pensar também que interessante é o fato de que a Terra vem esquentando desde essa época, e que nos últimos anos a temperatura vem se mantendo estável, até diminuindo em alguns momentos. Claro que um processo de 10 mil anos con certeza decorre única e escluvivamente dos últimos 400 anos. Faz todo o sentido.

Alguém já parou pra pensar que antigamente (pergunte pro seu avô) as sacolas do supermercado eram de papel e foram substituídas por sacolas de plástico, muito mais cara. Agora, você manja o preço de uma sacola de plástico (irrisório) agora imagine a sacola de papel que você PAGA para usar hoje em dia, só para ser ecologicamente correto. Ou seja, a empresa deixa de fornecer um material mais caro de graça e você, ecofriendly, paga para ela te fornecer um mais barato. Quer um negócio melhor que esse?

Ou então colocar a culpa nos carros pelo fim dos tempos em 2012, quando eles não chegam nem perto do dano causado por exemplo pela pecuária, principalmente a bovina. Mas você vê alguma propaganda na televisão sobre isso? Existe o dia mundial sem carne? Qual é a atividade econômica do Sumo sacerdote do alarmismo mesmo?

Claro que não sou a favor do vegetarianismo, seria até irresponsável alguém na minha posição apoiar essa prática, mas quem quiser viver privado de B12 (Seres humanos não produzem essa vitamina pelo amor de Deus, e as bactérias que as produzem estão no intestino grosso e se você fizer um imenso esforço para se lembrar das aulas de ensino médio se lembrará que essa vitamina não é captada lá) e comendo 10kg de proteína vegetal por dia (o corpo humano tem dificuldade em captar esse tipo de proteína) seja feliz, mas acho que seria realmente interessante que as pessoas diminuíssem o consumo de carne vermelha.

E PELO AMOR DE DEUS, O SER HUMANO NÃO É HERBÍVORO! Poxa, vir com esse argumento pra cima de adolescentes altamente influenciáveis é uma coisa, outra é tentar convencer um Médico ou Biólogo ou qualquer pessoa que se interesse em pesquisar sobre isso. Acredita que tem gente que vem me falar que o ser humano absolve o "espírito animal" comendo carne? Até porque o ser humano é um prtozoário, né criatura? Pensando bem, talvez ele fosse.

Mas Gustavo, as geleiras estão derretendo, os nível do mar está subindo, a neve no topo dos montes está derretendo... Claro que estão, em um processo interessante que dura milhares de anos, muito antes dos seres humanos descobrirem o motor a combustão. E até hoje não temos nenhum estudo que comprove a relação carbono do homem X fim do planeta terra.

Frase do Dia:

"Mas é só colocar uma foto de um urso polar em um bloco de gelo que o povo esquece seu post"

Eu para mim mesmo.

10 comentários:

Anônimo disse...

É com essa iniciativa que eu sou um espírito de porco, depois de tantos suínos que já digeri em toda a minha vida. /troll

Pow, minha irmã ganha um monte dessas sacolinhas ecológicas. ._.

E eu sou a favor do uso do transporte coletivo e até mesmo a bike como medida preventiva.
Por mais que seja nojento o fim do uso.

Você sai de casa todo perfumado e pega um busão com gente fedida. Ou sai por aí de terno e gravata pedalando.
Deve ser mágico ver seu perfume se esvaindo para quem não vai perceber, mas fodas, mudei o rumo.

O mãe natureza precisa de você, seja feliz, generoso, legal e ajude-a.
/troll HUAHAUA

Vegetarianismo fail.

Comentador Fiel disse...

hihihi

mas eu sou a favor do uso racional dos meios de transporte, mas o terrorismo em cima dos carros pra fazer lobby pra indústria dos carros elétricos.

E eu ajudo a mãe natureza, apesar de ela nem se importa com o que a gente faz. ^^

ps: odeio carne de porco.

John, O Lobo disse...

Então, ótima retórica, mas dados são necessários.

Comentador Fiel disse...

Mas é exatamente disso que trata o post. Não existem dados que comprovem a influência humana no aquecimento global.

Dados sobre o clima podem ser encontrados no http://www.ipcc.ch/, inclusive o dado que demonstra que a temperatura da terra diminuiu nos ultimos anos e tem se mantido estável, a história da era glacial você pode achar em milhões de locais. Pode aproveitar também que o MIT está oferecendo aulas de graça sobre o tema em seu site.

Do vegetarianisno qualquer livro de fisiologia, hematologia ou até mesmo nutrição você acha. Tem ainda o Scielo.

Com relação a pecuária, é um combinado de metano + desmatamento + queimadas, que supondo que o gás carbônico realmente seja o causador supremo dos problemas, ela seria por estimativa um dos maiores problemas.

Sobre o ser humano não ser herbívoro, é uma discussão tão tosca que nem merece comentários.

Agora a mesma pergunta:

Você pode me mostrar dados que COMPROVEM a relação humano X aquecimento?

Poeta Idealista disse...

hauhauha
tem coisas que eu concordo
tem gente que gosta de usar certo tipo de discurso só para parecer bacana ou politicamente correto, coisa que pelo visto está na moda, mas por outro lado, existem coisas simples que não custam nada fazer e são ecologicamente sustentáveis.

John, O Lobo disse...

Quanto ao vegetarianismo e tudo o mais eu concordo sim, por isso dispenso dados.

Mas por exemplo, não entendi muito bem isso de as sacolas de plástico (as quais podem ser compradas em lotes de 1000 unidades por menos de 20 reais) serem mais caras que as de papel (que se forem de qualidade aceitável custam quase um real por unidade). Claro, muitas vezes a retórica ecofriendly das empresas pode ser só uma desculpinha pra vender. Mas e daí se o resultado for bom? (que muitas vezes não é).

Vc falou dos carros elétricos por exemplo. Carros não são realmente os grandes vilões na emissão de poluentes (são, como dito a pecuária e as usinas elétricas - nesse sentido o impacto da troca por carros elétricos não altera muito para certos países.), contudo, eles são sim os grandes responsáveis pela poluição nos centros urbanos. Trocar a frota por carros elétricos pode não salver o mundo, mas tem um impacto enorme na qualidade de vida e na saúde pública. Se as montadoras deturpam isso, os benefícios não deixam de valer.

Bom, quanto ao aquecimento global, bem, esse pessoal discorda um pouco de vc: http://www.epa.gov/climatechange/science/pastcc.html
http://www.ncdc.noaa.gov/paleo/globalwarming/instrumental.html

São dois sites do governo americano (que questiona oficialmente o papel do ser humano no aquecimento global). Eles têm até uma declaração interessante: "is a high level of confidence that the global average temperature during the last few decades was warmer than any comparable period during the last 400 years"

Comentador Fiel disse...

Na verdade o site que você mandou só confirmou minha afirmação de que nenhum estudo fala que os humanos são responsáveis pelo aquecimento.

E o segundo tem gráficos onde aparece a temperatura estável nos últimos anos, inclusive caindo.

Poderia mostrar dados que afirmem que os carros são os responsáveis pela poluição nos centros urbanos?

John, O Lobo disse...

"The Industrial Era: An additional warm period has emerged in the last 100 years, coinciding with substantially increasing emissions of greenhouse gases from human activities (see Recent Climate Change for more information)."

E os gráficos nos segundo site mostram uma estabilização e pelo menos um ponto de queda na temperatura em um período recente que pelos parâmetros não deve ser maior que 5 ou 6 anos. Isso dentro de uma tendência clara de crescimento. Não dá pra analizar o gráfico olhando as variações de ano a ano né champs? Vc precisa olhar a tendência do gráfico como um todo, ainda mais se tratando de dados que fatalmente sofrem grandes variações em períodos curtos de tempo. Vc sabe disso. Honestidade, por favor.

Bom, a agência americana de proteção ambiental afirma isso logo na introdução de um artigo sobre as emissões de gases estufa por carros. tá aqui ó: http://www.epa.gov/otaq/consumer/05-autos.pdf

Para um fonte oficial brasileira, vc pode dar uma olhada no Inventário Nacional de Emissões Atmosféricas por Veículos Automotores Rodoviários, publicado pelo MMA. Bem informativo também é essa tese de mestrado defendida na UFRJ, que tem dados interessantes. Para a participação do setor de transportes nas emissões de poluentes em geral, vida pg 85. Para emissões de CO², pg 115.

Ademais, parece bem razoável avançar a hipótese de que os automóveis são responsáveis por parcela significante da poluição e, em muitos casos sua principal fonte. Difícl culpar a pecuária pela poluição urbana....

John, O Lobo disse...

Ao lado disso tudo, champs, vale lembrar que dificilmente vc vai achar estudos categóricos na área de ecologia, assim como em diversas outras áreas da ciência. Mesmo assim, me parece bastante razoável pensar em formas para se buscar uma economia sustentável. Mesmo que não se tenha certeza dos efeitos da ação humana na natureza, não dá pra negar que é importante não ser dependente de uma fonte energética não-renovável, que a exposição à poluição do ar traz prejuízos à saúde, que não é desejável viver com os niveis de degradação ambiental de, sei lá, Cubatão, entende. Por isso que eu digo, não dá pra engolir todo o discurso ambientalista como se fosse religião, mas é preciso ter bom senso de não julgar ações pela intenção por trás delas.

Vevs disse...

Coincidênca, quando eu vim comentar no seu blog, vi que vc comentou no meu...
Então, claro que um drama desses como o aquecimento global ia encher os olhos das corporações, dos governos, etc.
É algo que tem um apelo muito grande com a maioria das pessoas e pessoas sempre serão mercado consumidor/eleitores (ou no mínimo sua ditadura tem qe ter um atenuante), e usar essas questões ecológicas é ideia fácil.

Particurlamente, tenho dó quando vejo um bichinho sendo morto, mas isso é pq eu quase gosto mais de animais do que de gente... E aquela história de "imagine se as plantas gritassem", mas o fato é que elas nao gritam e nós quase somos conficionados a não enxergá-las como seres vivos.
Anyway, n como carne vermelha, pq o gosto n me agrada D:

Concordo que há o ecoterrorismo. Há as mudanças climáticas, mas o tenso é fazer esse alarde e faturar em cima delas.

Excelente post (y)