domingo, 24 de outubro de 2010

Original VS Sequência Parte 3

Pra encerrar a série dos posts menos comentados da história, chegamos a derradeira discussão do mundo dos videogames: 2D ou 3d? Bem, faz já um tempinho em que vimos a mudança causada pela revolução 3D, causada principalmente pelo N64 em minha opinião.

Está certo que antes já tinhamos jogos em 3d, principalmente nos PC´s e PSX, mas a qeustão é, a esperiência 3D completa, pelo menos pra mim, ocorreu com a implantação da alavanca analógia de sensibilidade variável, ou seja, de nada adianta você ter um jogo 3D, se o controle que você tem sobre o jogo ainda é 2D.

De toda forma, não é para isso que o tópico de hoje serve. Estamos aqui para discutir a transição de séries famosas do mundo 2D para o mundo 3D, e para isso nada melhor do que utilizarmos algumas da séries mais icônicas da infância de quase todo mundo:

Mario Bros e Sonic the Hedgehog.

Eu escolhi essa séries pois além de terem sido verdadeiros ícones na era 16-bits (denominação incorreta, mas mais conhecida), seguiram caminhos bem diferentes no mundo tridimensional, sendo que uma permanece até hoje no hall dos grandes jogos de todos os tempos enquanto outra está em franco declínio.

Comecemos com a série Sonic

A série sonic foi talvez, empatada com Mario, a série mais conhecida dos anos 90, e em grande parte uma das responsáveis pelo fato de pessoas adultas hoje jogarem videogame, nessa época tinhamos adesivos colados nos quartos das pessoas, as revistas de detonados vendiam mais do que nunca, diria que foi a grande explosão demográfica dos jogadores de videogame.

E acredito que a série Sonic alcançou seu ápice em Sonic 3. Com gráficos incríveis pra época, músicas memoráveis, e fases com design impecável, ficou a lição de como fazer um excelente jogo em 2D. Além disso, algo interessante da série Sonic foi trazer ao invés de níveis de dificuldade para o jogo, os populares easy, normal and hard, ela trazia três personagens diferentes, onde para cada um a maneira de se passar de fase era diferente, e também a dificuldade para se passar delas.


Mas então veio o 3D, e Sonic não se saiu tão bem nessa mudança. Não me levem a mal, Sonic Adventure é um jogo incrível (por mais que eu ache que a interação com humanos não é a melhor das ideias), mas infelizmente não conseguiu carregar a magia Sonic para o novo mindo que ali se apresentava. Cabe lembrar que já existiam jogos 3D do Sonic antes, mas 95% dos gamers "hardcore" nunca jogaram eles.

Enfim, pra mim, o grande problema da transição para o mundo tridimensional é que boa parte de Sonic se baseia na velocidade absurda do personagem, mas plenamente controlável pelo jogador, o que é bem difícil de se trazer para um jogo mais moderno sem que a maioria dos jogadores caia 396 vezes em um precipício, de modo que a solução é tirar um pouco do controle dos jogadores e deixar o jogo um tanto mais automático por assim dizer. Os jogos de Wii tentaram corrigir esse problema, e por isso acabaram recebendo a aclamação da mídia. Quem sabe Sonic não esteja voltando aos seus dias de ouro.

Fiquem com as musiquinhas clásicas do jogo.


E vamos para a série Mario Bros.

Acho que depois de ver essa foto, a maioria das pessoas nem precisaria que eu contasse uma historinha aqui. Super Mario está no imaginário coletivo das pessoas mais novas (e das mais velhas que tinha que zerar os jogos pros filhos). Aliás, na minha opinião, se perguntassem quem é uma das pessoas mais influentes dessa geração, provavelmente Shigeru Miyamoto viria em minha mente. Quem é ele, só o criador de Zelda e de Mario.


Mas voltando ao assunto, Mario talvez seja o exemplo de melhor transição 2D para 3D da história, pois não só fez uma excelente transição da série, como também definiu como seria a jogabilidade dessa nova era. E aqui voltamos novamente a alavanca analógica, ninguém sabia para que servia nem se realmente teria alguma utilidade, até Super Mario ter sido lançado. A liberdade proporcioanda por esse novo sistema de controle era sem precedentes, e se tornaria o padrão da indústria dali pra frente.

Quer dizer, depois a Sony pesou ana solução de uma dupla alavanca analógica, uma para i personagem, outra para a câmera ( termo para a câmera virtual que filma o jogador enquanto ele joga, aliás, em Super Mario 64 ela deixa de ser virtual, em mais uma solução bem humorada do jogo.) que também foi adotada por outros videogames. O Dreamcast inverteu os analógicos e esse passou a ser o padrão usado até hoje.

Fiquem com as musiquinhas também clásicas desse jogo.


E já que ninguém está se sentindo com vontade de comentar, deixarei uma pergunta para tentar estimulá-los: Qual foi o jogo de videogame que mudou sua vida?

Frase do dia:

"Meu Mortal Kombat tem sangue!"

Típica discussão entre Seguistas e Nitendistas nos anos 90.

5 comentários:

Daniel Seixas disse...

Sem dúvida o game que mudou minha vida foi Prince of Persia.
Não tive super nintendo e essas coisas. Por isso, nem desfrutei dessa época mágica.

Poeta Idealista disse...

Tenho que admitir que quando houve a transição do Mário, aqueles gráficos 3D do Nintendo 64 me davam muita agonia e por muitos anos eu defendi o 2D... Depois me acostumei e agora acho estranho o 2D, acho que para mim foi mais uma questão de hábito que de jogabilidade. Meu jogo favorito, Soul calibur 2 para GC, é em 3D e eu não imagino de outra forma. Não achei que o Sonic tenha ficado tão ruim!
Adorei o post!
e as músicas me deram uma triiiste nostalgia do Tempo em que eu ia para eventos de videogame e competia haha
se bem que eu ainda vou

Poeta Idealista disse...

PS: O jogo que mudou minha vida foi pokémon
HAUHOEIHAE

Poeta Idealista disse...

Se bem que Soul Calibur e Super Mario para snes tb foram muito relevantes

Anônimo disse...

The Sims revoluciona, amg.
Você tem a vida perfeita, da vontade de vive-la de verdade. E agora você pode visitar o vizinho...

nunca soube jogar video game... só SNES e PS1, Tomb Raider...

Futebol eu sempre perdi... Tirando o Fifa 98... Battle Field e cia, só sirvo de isca.... E a jogabilidade me da dor de cabeça...

Agora só jogo WoW, MMORPG owna. :D

voltei. q