domingo, 3 de outubro de 2010

Original VS Sequência Parte 2

Bem, depois do sucesso estrondoso do último post, decidi continuar nesse assunto muito popular por que eu já prometi fazer mais dois posts, um sobre a mudança de gênero em games já consagrados, e um sobre a mudança de paradigma e como ela afeta jogos já consagrados, no caso da mudança de 2D para 3D.

Bem hoje, vamos falar de como a mudança de gênero afeta um jogo já consagrado e se é possível manter o mesmo nível de qualiddade mudanço completamente a abordagem do jogo. E para isso não existe exemplo melhor que a série Metroid. Essa série passou por uma mudança monumental durante sua transição da era 2D para a era 3D. Passou de um jogo de plataforma com elementos de shooter de Super Metroid (jogo para super nintendo que era de certa forma de estilo de jogo semelhante a série Contra ou até mesmo Metal Slug) para um FPS (ou FPA na denominação da nintendo).

Seria a mesma coisa de Michael Bay (diretor de Transformers) dizer que ia transformar a Trilogia das Cores (tem um post muito bom na trindade, depois a Polly passa o endereço nos comentários, ou não, já que ela anda ocupada pegando gatos =p) em um blockbuster hollywoodiano e de quebra fazer uma versão americana de Old Boy com o Will Smith no papel principal. E o mais incrível ainda, isso dar certo.

Bem, pra quem não conhece Super Metroid foi o ápice da série Metroid, que alcançou a perfeição nos movimentos chefes e inovações, e que se fosse lançado em uma época de internet popularizada, seria um dos jogos mais bem avaliado de todos os tempos. Para tentar entender como era o jogo, primeiro pense em Megaman, que acho que todo mundo conhece (faz parte dos jogos super populares, tiops Mario, Sonic, Bomberman, Top Gear, Chronno Trigger[até parece...]).

Agora imagine que o Megaman é uma mulher alta, que além de ter diversas armaduras e tipos de tiro diferentes, ainda lança mísseis, supermísseis, bombas, superbombas, se transforma em uma bola, pula de parede em parede, enfrenta chefes maiores que a tela e de quebra ainda tem que dar uma de mãe pra um ser alienígena. O nome dela: Metroid. NÃO! Dizer isso é a mesma coisa de chamar o Link de Zelda, que o Ryu é irmão do Ken e que a Lara Croft se chama Tomb Raider.

O nome da primeira heroína realmente popular dos videogames e que quebrou, junto com Lara Croft e Joanna Dark, o estereotipo de que protagonista de jogo só pode ser homem é Samus Aran. A História dela é bem clichê, orfã de seres humanos que foi criada por uma raça alienígena chamada Chozo que a salvou da morte. Pra quem tá curioso, Metroid é o nome de outra raça de alienígenas, só que esses são parasitas.

E Metroid se tornou tão especial porque trouxe coisas que hoje parecem banais para os jogadores de videogame mais novos. Chefes gigantescos que ocupavam mais que uma tela, cada um com métodos engenhoso para serem vencidos que não se resumia a atire primeiro, atire mais um pouco, atire mais uma vez e depois faça algumas perguntas. Além disso trazia uma variedade de armas até então não vista fora de jogos FPS, Cenários destrutíveis e que escondiam diversos segredos para dificultar a missão de conseguir 100% no jogo e várias outras coisas que se tornaram quase um padrão na indústria. Tudo isso é resumido na foto abaixo.

Além disso, pra quem não sabe, ao contrário do que a maioria pensa, o Wall jump (habilidade de pular de parede em parede, hoje presente em Tomb Raider, Super Mario, Prince of Persia e mais um monte de jogos) não é originária de Super Mario 64 ou de Shinobi/ Ninja Gaiden, e sim de Super Metroid.

Bem, como um jogo de tanta importância para a história dos videogames e que acabou pulando uma geração (pulou a geração Sony Playstation, Sega Saturn e Nintendo 64 para só voltar na geração Sony Playstation 2, Microsoft Xbox e Nintendo Gamecube), fica clara a responsabilidade que seria colocar a série na era 3D, e que todos esperavam um time de elite da Nintendo, ou no mínimo da Rare, no caso.

Qual não foi a surpresa quando a Nintendo anunciou que a Retro Studio, que era totalmente desconhecida até então, ia produzir o jogo, que não teria a a presença de Mother Brain, e que pra piorar a situação seria um FPS (tiro em primeira pessoa) que mas tarde foi modificado para FPA (aventura em primeira pessoa, em uma jogada de marketing genial da Nintendo para tentar diminuir a rejeição do título), aposto que agora a comparação do Old Boy com o maluco no pedaço não parece mais tão absurda. Qual não foi a surpresa quando o jogo foi lançado e se tornou o Jogo mais bem avaliado de sua geração, derrotando monstros sagrados como Metal Gear Solid 3, The Legend of Zelda Twilight Princess e Wind Waker, Super Mario Sunshine, Shadow of the Colossus, God of War, Halo, Ninja Gaiden e tantos outros.

Metroid Prime é um jogo que trata de uma visita de Samus Aran a um planeta desconhecido infectado pelo Phazon, uma substância radioativa altamente mutagênica que anda provocando mudanças graves no planeta Talon IV. Mas a história pouco importa, o importante é que Metroid mais uma vez trouxe inovações incríveis para a época. Para começo de conversa a criação de um jogo em primera pessoa que não fosse simplesmente um tiroteio já foi um avanço notável, algo semelhante ao que fez Half Life, mas em uma escala mil vezes maior.

Além disso todos os elementos que nos impressionaram no original estavam de volta, sem contar o fato de que a parte técnica do jogo estava impecável, com gráficos que na minha opinião só seriam superados por Twillight Princess e por Resident Evil 4 já no finalzinho da geração, direção de arte fora de série, músicas escolhidas e compostas pelo gênio Kenji Yamamoto fizeram desse jogo um dos melhores que já joguei em minha vida.

e de quebra ainda tem a melhor música de todos os tempos em uma fase de neve, que me dá uma paz imensa no meu coração.

Qual dos dois é melhor é uma questão puramente pessoal, já que ambos são impecáveis em suas características. Eu pessoalmente acho que Metroid Prime conseguiu um maior imersão no papel de Samus Aran, enquanto Super Metroid ajudou a definir a evolução dos videogames. Para os que não conseguem escolher como eu, existe ainda o jogo Metroid Other M que foi recentemente lançado para Nintendo Wii e que reune as qualidades dos dois.

Na próxima semana ou no meio dessa eu posto a parte final.

Frase do Dia:


"Como é o nome daquela roda com pregos?"

Morena mais bonita do mundo se referindo a "engrenagens"

3 comentários:

Maiara disse...

A explicação foi melhor do que a de eletronica, pra quem não explica mais as coisas ^^

Humm, o comentário mata o prof° Thobias de vergonha mimi :/

Comentador Fiel disse...

Que morena bonita essa aí daí de cima. hummmmmmmm

Rábula disse...

Seu árabe está afiadíssimo (não entendi uma linha sequer).

Entendo tanto de jogos quanto o Tiger Woods de monogamia.