quarta-feira, 22 de abril de 2009

Sobre a vitória


A vitória é aquele momento em que você tem aquele sentimento de dever cumprido, aquele momento em que você vê a transformação de todo o seu esforço, de sua força de vontade, do tempo gasto, dos sacrifícios e de tudo mais que te desviou de todas as demais possibilidades e te levou para aquele lugar.

De fato a vitória parece ser o objetivo final da vida de todo ser humano. Ninguém quer chegar ao fim de seus dias sentindo que tudo o que viveu até ali foi em vão, que não deixou nenhum legado que possa ser aproveitado por gerações posteriores, que não deixou nenhum exemplo a ser seguido ou evitado.

O conteúdo da vitória depende da experiência de cada um. Uns acham que a vitória é ser aprovado no vestibular, outros acham que é se casar, outros ainda que é ficar rico, outros arrumar um emprego que os engrandeça. A vitória é algo pessoal e ao mesmo tempo universal.
A primeira grande pergunta seria:

Qual é o seu conceito de vitória?

Para se conseguir uma vitória existem diversos fatores importantes, entre eles o esforço pessoal, a capacidade prévia, a força de vontade e o mais umportante deles: a sorte. Sem a sorte não é possível conseguir a vitória, sendo que a sorte corresponde a 85% dos fatores. Mas esse tópico já foi discutido antes.

A motivação para se vencer é simples: A vitória representa o objetivo final da vida, de modo que podem existir pequenas vitórias, mas todas contribuem para uma vitória final. Logo o que se faz ao longo da vida é focado em se conseguir a vitória final.

Muitos podem afirmar que não existe um objetivo final para todos, e eu me pergunto: O que é da vida sem objetivos, sem sonhos, vagando por uma existência que não faz o menor sentido? Em último caso, podemos citar o grande objetivo biológico de gerar descendência fértil ou até mesmo aumentar as chances de sobrevivência da espécie.

Mas o ponto que eu realmente queria abordar é: existe vida após a vitória?

O que quero interrogar é se existe algum motivo para se viver após ter cumprido o seu objetivo, afinal viver por viver não é a coisa mais agradável. Para mim existiriam duas alternativas. A primeira seria definir novos objetivos, uma alternativa um tanto inviável pela complexidade que envolve definir a vitória, um processo que dura a vida inteira.

A segunda alternativa, e mais verossímil, seria curtir a vitória, aproveitando todos os benefícios que ela poderia trazer. Mas acredito que não faz muito sentido aproveitar a vitória sem compartilhar. Seria como ter uma bola de futebol e não ter outras pessoas com quem jogar. É claro que sempre pode se jogar sozinho, mas, tirando alguns Do Contra, os Homo sapiens sapiens tem uma forte tendência a socializar e desse modo devem preferir jogar em conjunto.

No final, é muito provável que a vitória só faça sentido se você tiver alguém pra compartilhar, não só os frutos, mas o labor que levou aquele momento. A segunda grande pergunta seria:

Você tem alguém com quem compartilhar a vitória?

Enquanto isso prosseguimos nossa vida no rumo dos nossos objetivos...


Frase do Dia

"...Hasta la victoria, siempre!"


Ernesto, el Füser

13 comentários:

Rábula disse...

Não consigo definir vitória Champz. Vivo atrás de pequenas vitórias, mas não acho que exista uma vitória (um fato) que seja A vitória da minha vida. Tenho algumas metas definidas na minha vida, e procuro buscá-las. Mas a escolha do caminho não depende só de mim.

Posso ir ao Parkshopping por vários caminhos, um pode ser menor mas pode estar engarrafado, ou a pista interditada. Enfim, o importante é que eu chegue ao parkshopping.

E a única coisa que realmente é invariável na minha vida é minha vontade de casar, ter filhos e curtir minha família (compartilhar a vitória). Mas acho que isso é comum à quase todos nós.

Rábula disse...

Achei isso aqui Champz
http://band.com.br/e24/videos.asp

tá completo?

Polly Ana disse...

Concordo com o Rábula, acho que a vida é feita de pequenas vitórias, mesmo vc achando que percorre uma única, quando vc a atingir haverá outras tantas por percorrer. Quanto a compartilhar a vitória, acho extremamente válido, já que tem de haver a legitimação de outras pessoas que têm importância para vc, a fim de que realmente aquele feito seja considerado uma vitória realmente, senão, será apenas mais um acontecimento feliz...

Vida após a vitória?! Não sei nem se existe vida antes dela...

Diaz disse...

EU SOU UM LOSER. Estou bem desviado do que seria a vitória ao meu ver e nem tenho com quem compartilha-la, caso ela chegue hoje. Em todo caso eu não tenho uma arma pra me matar. A única forma de suicidio que eu teria coragem seria com uma arma, mas enfim. Vitória pra mim é chegar onde almeja. Não que isso seja um ponto fixo no tempo. Hoje você pode desejar algo, amanhã outra coisa oposta. Eu acho que eu nunca deixei de desejar a mesma coisa. Imagina se o dia que eu conseguir eu me desiludir. tenso. hahaha. medo. Quanto aos post dos nossos amigos acima concordo que a vida seja feita de pequenas vitórias, mas pra mim essas pequenas vitórias não tem muito significado enquanto o seu objetivo final não for palpavel. enfim...

Daniel Seixas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Daniel Seixas disse...

É concordo com a galera acima, não acho que exista uma grande vitória e sim várias vitórias.
No final nas contas sempre estaremos correndo atrás de uma e desfrutando de outra.

Isso sem contar que o caminho percorrido sempre tem várias coisas legais que são desfrutáveis e boas de se recordar.

Dizem que mais importa é o caminho que o destino. Eu discordo, o destino é mais importante, mas isso não quer dizer que o caminho também não seja legal. O importante é lembrar de obstáculos transpostos e dos momentos felizes.

E pra comemorar as vitórias eu tenho minha família, porque eu sei que ela fica tão feliz (ou mais) quanto eu quando consigo algo.

Dayane Costa disse...

Você tem alguém com quem compartilhar a vitória?
-n

Rábula disse...

Mamonas Assassinas sempre me inspiram.

John, O Lobo disse...

Acredito que a vitória seja a felicidade, que no fundo é o telos da vida humana.

Do meu ponto de vista, o importante é ser feliz, mesmo que não dê pra vc atingir todos os grandes objetivos que você definiu, se no saldo final vc foi feliz, vc ganhou, mesmo que não saiba disso.

John, O Lobo disse...

Ah, só pra adicionar, concordo com o pessoal acima. Todo mundo escolhe grandes objetivos, mas a vida é cheia de pequenas vitórias. Mesmo quem sonha com um bom emprego, fica feliz com o sucesso afetivo, essas coisas.

Patrícia Colmenero disse...

adoro seus comentários!
vc deve ser muito legal ao vivo.
gostei muito disso: "e o término é sempre tão chato e estadounidense. Os pseudo-cults do leste europeu sempre deixam em aberto para que cada um termine como achar melhor. "
adorei. acho que estou estragando meu filme europeu pseudo-cult com esse negócio todo de vencer e superar e terminar e ter um produto. bem coisa de final de filme norte americano.

Patrícia Colmenero disse...

a vitória é um conceito estadunidense também, não acha?
um amigo meu diz isso. o norte americano inventou o vencedor (e toda a nóia em volta disso)
acho que é o que vc falou dos filmes europeus. ali não tem vitória nem conclusão, só segue.
acho que gosto mais.
e o assunto do seu post é o mesmo do meu.
mas eu puxei para a frustração de não ser vitorioso...

Roses disse...

"Você tem alguém com quem compartilhar a vitória?

Enquanto isso prosseguimos nossa vida no rumo dos nossos objetivos..."
aehauehauehaueahe
ácidooooooooo!
hauehauehueah
senti daqui...

tipo, acho q A vitória eh ilusório, ngm tem O ojetivo!
tenho um objetivo agora, q n será o mesmo de depois, nem o mesmo de daqui a 3 anos... vamos vivendo um por um... eu acho. num vejo q teremos um grandãoo assim. a n ser q ele seja pré determinado, cármico, inconsciente... sei lah. ateh esses tipo, os cármicos, dizem q são mtos... entonces num sei.
mas o ter alguém (alguéns) pra compartilhar... ai ai..
digo nada... ahuehauehaueh