domingo, 10 de maio de 2009

Feliz dia das Mães

No pouco tempo que tenho como médico posso dizer que dois tipos de pacientes se sobressaem: As mães e os fora de possibilidade terapêutica, vulgos "terminais".

Os últimos sempre me impressionaram por sua sabedoria, sua paciência em uma situação em que muitos estariam inquietos e principalmente pelo altruísmo aumentado. Mas isso é assunto para outro post.

Já as mães tem características de pacientes comuns, mas de maneira exagerada. Reclamam de quase todos os pontos do atendimento, já chegam com o diagnóstico, prognóstico e conduta prontos, são responsáveis por boa parte da evasão do tratamento. Mas não é nenhuma dessas características que chamam a atenção e sim o motivo delas: os filhos.

As mães são diferentes de todos os outros acompanhantes. Se dedicam vinte e quatro horas por dia ao filho, tem medo de qualquer procedimento, brigando contra sua realização e qaundo confrotadas que aquela é a única alternativa, relutam com um:

Você que sabe...Deus te abençoe.

E acho que o exemplo maior dessa atitude materna é a jornada fotografada por Renée C. Byer e que lhe rendeu o prêmio Pulitzer de 2007, o Nobel do jornalismo. Mother´s Journey conta a história de uma mãe que descobre que seu filho tem um neuroblastoma, passa pela descoberta que o filho não tem mais possibilidades de cura e chega até a morte do garoto. Mostra a força de uma mãe em acompanhar o filho em um momento insuportavelmente difícil para a grande maioria das pessoas, mas não para ela, que além de acompanhá-lo, faz de tudo para esse momento derradeiro se tornar o mais agradável possível.

Enfim, imagem valem mais do que mil palavras. É só clicar no link abaixo. Não se esqueça de acionar a opção Caption (legenda).

Mother´s Journey

Frase do Dia:
"I was exhausted beyond belief but I had to do this. He would call my name and always expected me to be there"
Cyndie

7 comentários:

Rábula disse...

Nem gosto de datas comemorativas... ainda mais essas completamente comerciais. Não gosto da idéia de ter que, nesse dia específico, dar parabéns pra minha mãe só por determinação social. Não preciso desse dia para dizer algo para minha mãe e não é dando ou não feliz dia das mães que vou deixá-la mais feliz ou infeliz pelo filho que ela tem. Isso contrói-se ao longo da vida. Portanto, não dou feliz dia das mães!

Daniel Seixas disse...

Concordo um pouco com o Rábula, porém não sou tão forte e continuo dando feliz dia das mães. Vamos seguir a tradição, não ofende ninguém mesmo...

Sobre a mãe do tópico: eu não teria nem um milésimo da força de vontade e da determinação dela. Muito triste o estado que o garoto chegou.

Comentador Fiel disse...

bem, acredito que o dia das mães surgiu para podermos fazer o que não fazemos todos os outros dias:

passar o dia perto de nossas mães.

Lembre-se Diego, que nem todos tem a oportunidade de ver as mães todos os dias, muitos estudam e trabalham fora, ou até mesmo a mãe acorda as cinco e volta para a casa depois dos filhos dormirem.

Não é só pela minha mãe que esse dia existe, é por todas as mães do Brasil que não tem a oportunidade de acompanhar os filhos diariamente, restando os finais de semana e os feriados, as vezes nem isso.

Inclusive a origem do dia das mães foi um dia para que as operárias, que trabalhavam 16 ou 18 horas diárias, pudessem passar um dia de folga com as suas mães.

Então Dr., pode ser que a data não faça muito sentido para você, mas para muita gente faz.

John, O Lobo disse...

O champz tá certo eim. O Dia das Mães não se resume a comércio, é um dia reservado pra dar inverter um pouco a ordem de quem dá atenção pra quem, pras pessoas se reunirem e pensarem um pouco nas coisas importantes de verdade. Mesmo que a data tenha sido inventada de olho nos presentes, vale o efeito que causa nas pessoas. Por isso eu dou feliz dia das mães, não só pra minha, mas pra todas da família!

Polly Ana disse...

Nossa, mas que discurso inflamado de defesa do dia das mães!!!
Eu meio que concordo com vc e concordo mais ainda com o Rábula... Creio que não há a necessidade de um dia do ano, amplamente midiático para isso.
No entanto, a coleção de fotos ficou fabulosa. Eu amo foto preto e branco, parece que as emoções ficam mais cruas assim, é diferente! É chocante de acreditar que alguém pode acompanhar uma outra pessoa em meio à tanta dor. Creio que ela fez isso porque ama e não só porque é mãe, entende?!

Ps:. eu sempre esqueço o dia das mães... Minha mãe já está arrasada com isso!

Rábula disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rábula disse...

Continuo achando que para fazer tudo isso que vocês, meus caros John e Fontez, disseram não é necessário um dia determinado que dissemine essas atitudes.