domingo, 22 de março de 2009

Sobre Vencer.

O que é vencer pra você?

Pra mim o vencedor é aquele capaz de se adapta, ou melhor, fazer com que os outros consigam se adaptar a ele. Vencedor é aquele que tem toda a habilidade de comandar mas tem sabedoria o suficiente para se colocar a disposição de todos não importando o quanto vai ganhar com isso.

Pra mim o vencedor é aquele cara que é gentil com as cocotas mesmo elas dando os motivos para que ele seja um filho da puta. Pra mim vencedor é aquele que vai contra todas as evidências e continua com sua opinião errada pois ela busca maior benefício pra todos.

Pra mim o maior vencedor de todos é um certo jovem um grande homem: Tarzan. Não qualquer Tarzan, o Tarzan da Disney.

Um rapaz que começa literalmente como um estranho no ninho, passando por ser excluído até que um dia consegue uma grande vitória, mas nesse dia não se vê felicidade em seus olhos, pois ele não tem ninguém para compartilhar.

Ai que entra o fator determinante na trajetória de um vencedor. Ele pode ter todas as qualidades do mundo, ser o mais sábio o mais corajoso, mas o único fator que faz realmente a diferença é um só: o fator sorte. Não existe vitória sem sorte.

Afinal, qual a chance de uma cocota ( a mais linda, de longe, das cocotas da Disney), filha de um pesquisador, viajar para a África, ser perseguida por babuínos e ser salva por um selvagem de tanguinha e da cor do pecado? (Uma das cenas mais bonitas da história do cinema. Casablanca teme)

Eles se apaixonam. Mas Jane parece incapaz de fazer um simples sacrifíco em nome desse amor. Podia estragar meu post com uma afirmação sexista aqui. Mas Tarzan é capaz desse sacrifício, ele põe a própria família em risco, é expulso do clã. E faz o sacrifício que Jane não foi capaz, abdica de seu mundo por causa dela.

Acontece coisas que tiram a vida do pai de Tarzan, e depois de tudo que ele fez, Jane ainda não parece convencida a ficar. Aí entra a maior sorte da história. Muitas pessoas não acreditam em milagres, mas existem os que vem milagres em tudo. A mesma coisa para o amor, alguns sacralizam, outros banalizam, que não são exatamente opostos.

E talvez fosse um milagre outro homem abrir os olhos de Jane. Dizem que as mulheres sofrem mais por amor. Talvez estejam certos, até porque elas erram mais nesse campo. Mas acredito que os homens amam mais. Talvez.

No final eles acabam juntos, até porque não seria justo todo o esforço de Tarzan acabar em vão. Ele teve sorte, uma oportunidade. E venceu.

Frase do dia:
"Jane...fica!"
Tarzan

23 comentários:

Daniel Seixas disse...

VENCER























































Hahahaha. Brinks.
Você é um vencedor, champz.
Mas sua oportunidade MASTER ainda não chegou. Apenas prepare-se pra quando ela chegar. OK?
Homens realmente amam mais.
Acho que funciona assim: mulheres tendem a se apaixonar mais rápido que homens, já o homens se apaixonam menos e mais vagarosamente, mas quando realmente chegam ao ponto de amar... já era, agora é pra sempre ou até a cocota maltratar ele muito.

Ps¹: A mais cocota? Sei não... ela tem uma cara de esnobe.
Ps²: Nunca gostei muito do filme do Tarzan. Nem sei porque.
Ps³: O jogo do filme era doido. Lembra?

Comentador Fiel disse...

Sim, VENCER

Rábula disse...

Discordo de quase tudo.

E, na maioria das vezes, as histórias de amor não terminam assim. O enorme esforço de um é em vão. Não importa se o mais justo seria o casal ficar junto, a vida não é um desenho da Disney.

Comentador Fiel disse...

"Discordo de quase tudo.

E, na maioria das vezes, as histórias de amor não terminam assim. O enorme esforço de um é em vão. Não importa se o mais justo seria o casal ficar junto, a vida não é um desenho da Disney."

Diz que você leu a parte de que sem sorte não se pode vencer. Por favor.

Roses disse...

ia ficar feliz pq vc num foi "sexista", aí vejo isso no final:
"Dizem que as mulheres sofrem mais por amor. Talvez estejam certos, até porque elas erram mais nesse campo. Mas acredito que os homens amam mais. Talvez."

generalizações... mulheres tbm se sacrificam, talvez isso nos leve a vencer, com sorte e cooperação... ou não. Jane pode não ser assim. é uma questão dela.
"elas erram mais"->> sob q aspecto?? o seu, homenzinho, ou o meu?? complexo.

vencer-->> depende de vc. mas não sejamos ingênuos depende (muito) dos outros e das circnstâncias tbm. sorte, sim. e conjunto de estrelas astrológicas a favor...
hauehauehaueha

Comentador Fiel disse...

Pra mim as vitórias que dependem só de mim não tem a menor graça. Porque assim como se consegue só, se dividem os louros entre você e você mesmo.

Dayane Costa disse...

Homens realmente amam mais.

Isso é uma ENORME inverdade. E depois disso nem continuei lendo o resto do post.

Comentador Fiel disse...

ainda bem que já estava no final do post Dona Dayane.

Mas se quiser, conte-me mais sobre isso. Me sentirei honrado.

Natália disse...

Eu acho que vc não entende nada de amor, Gustavo, pra vc usar como modelo um desenho da Disney. Não acho que é o sexo que define quem ama mais ou menos e concordo c o Diego, o sacrifício de um não vale nada. Não acredito que seja sorte, não acho leviano assim. Amor é construção, amor não é dar tudo de uma vez, é conquista, é passo a passo. A Jane não pode abrir mão do mundo dela por ele, e nem ele por ela. Acho que eles deveriam construir um mundo juntos.
Discordo de tudo mesmo, talvez eu que não entenda nada de amor.

Comentador Fiel disse...

lembrando que Taran é o desenho mais diferente da Disney, diria até a obra mais adulta de todas.

E o mais importante o post é sobre o fator sorte como o mais importante para se vencer, não sobre o amor. Parece que só o Daniel e a Roses se concentraram no ponto.

Mas nem é surpresa, todos os posts do blog vão pra uma direção completamente diferente.

Sorte leviano? Como assim? Sorte é o que move o mundo.

Tenho outra opinião sobre amor, conceitos não são uma questão de certo e errado. Pra começar que pra mim amor não é coisa de casais...

Que eu não entenda nada de amor então.

Daniel Seixas disse...

Poxa, Senhora Dayane... =/
Eu me explico no final do comentário.

Rábula disse...

Com a parte da sorte eu concordo xuxu

John, O Lobo disse...

Já eu discordo completamente da parte da sorte. Não acredito que isso exista. É só uma maneira de vc encontrar algo pra culpar quando não é bom o suficiente pra conseguir o que quer.

Só existe probabilidades e o modo como vc joga com elas.

Rábula disse...

Acredito fielmente que há coisas que acontecem na vida não por competência ou mérito, mas por estarmos no lugar certo, encontrarmos a pessoa certa, na hora certa. Chamo isso de sorte. Há, da mesma forma, situações em que estamos no lugar errado, encontramos a pessoa errada, na hora errada. Chamo isso de azar.

Tem gente que chama de acaso, ou de graça de Deus, enfim.

Há coisas que afetam nossas vidas e que não dependem da gente. Mesmo você sendo bom o suficiente para conseguir o que quer.

Comentador Fiel disse...

"É só uma maneira de vc encontrar algo pra culpar quando não é bom o suficiente pra conseguir o que quer."

Entendo, digamos que uma cocota vai embora um minuto antes de você chegar. Se você falasse com ela vocês teriam grande chance de namorar.

Outra ainda, Você está indo receber um prêmio, e de repente um carro sobe na calçada e te atropela e você não chega a tempo.

Deixe de colocar o mundo nos ombros John, nem tudo pode ser controlado por você. Aliás, o que você controla é algo bem próximo do nada.

Daniel Seixas disse...

f(x)=x^2 para todo x real é a fução da porcentagem da vida que controlamos.

Para os seres humanos esse valor é dado por:
lim f(x) x->0

Provei.

Diaz disse...

Quem não acredita em sorte é por que não tem nenhuma experiência de vida, na minha opinião. Como você disse não adianta você ser o melhor e ninguém te dar a oportunidade pra você provar que é o melhor. Sim. Vivemos em sociedade e embora muitos que adoram dizer que sorte não existe e que nós fazemos nossa oportunidade não é assim. Você ser promovido no emprego é uma oportunidade, você conseguir uma bolsa de estudos é uma oportunidade, seu negócio dar certo é uma oportunidde. Tudo em sociedade depende da aleatoriedade da vida. A imprevisibilidade. Aí alguém que não acredita em sorte vem e diz: " E os concursos públicos?", por exemplo. Nele só depende de você. Não mesmo, até por que ninguém domina todo o conhecimento do mundo. A sorte entra quando cai mais matéria que você estudou e etc. Realmente eu concordo que quase tudo na vida depende de sorte. Só uma coisa que não e é justamente um dos pontos do texto. Não concordo que o amor seja sorte. Amor´, ao meu ver, não é sorte. Não acredito em amor a primeira vista. Amor é algo que se aprende. É convivência, é paciência, é abrir mão, é gostar de estar junto. Talvez paixão seja sorte. Vai saber. Amor surje com o tempo. Um dia podemos debater pessoalmente sobre isso, no por do sol...
hahahha. a parte do por do sol foi brinks, a parte do pessoallmente não.
hahaha! =p


p.s.- O joe realmente parece um livro de auto-ajuda. Até o fato dele não acreditar em sorte para auto-ajuda. Aquela pessoa que se engana dizendo que não existe fatores aleatórios na vida e que é mais facil viver ignorando-os. enfim....
alohas!

John, O Lobo disse...

A parte das probabilidades ninguém leu né?

John, O Lobo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Comentador Fiel disse...

li sim, e continuo achando que no final você não controla todas as probabilidades.

John, O Lobo disse...

Não se controla probabilidades, por definição.
Vc só faz escolhas que as alteram. Certas atitudes e situações são estatiscamente mais vantajosas que outras, escolhendo-as vc aumenta as chances de conseguir o que quer.

É muito simples. A aleatoriedade não é absoluta, e não há nenhuma consciência externa que vai fazer tudo dar certo ou errado. Sorte e azar são conceitos supervalorizados, mais importante que eles é a consciência de que vc cria e destroi suas próprias chances.

Fikdik, ninguém me garante que no Direito eu vou ter sucesso, mas é difícil não concordar que lá eu tenho muito mais chances do que vendendo pulseiras na praia. Got it?

Comentador Fiel disse...

mas se existe o mínimo de aleatoriedade, existe sorte.

É provável que você tenha sucesso no Direito, mas qual a chance de pegar uma causa Ana Frazão like?

e quanto mais subjetivo, mais sorte na parada.

John, O Lobo disse...

Ah, é a vida né, cada um decide. Quem quiser esperar pela sorte vai lá.